BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto.
SIVALDO CRESCE E A DISPUTA 2024 MUDA DE PATAMAR
Com um começo, digamos tímido e algum olhar de desconfiança em 2021, o prefeito Sivaldo Albino, enfrentou turbulências e desafios para se firmar no cargo como qualificado para a função. A verdadeira qualificação foi o resultado das urnas em que venceu. Numa democracia a qualificação é possuir o “diploma do povo” e Sivaldo Albino possui, pois disputou as eleições e submeteu as regras do jogo e venceu. Vamos dar uma girada no tema. Vamos passar a lupa!
PLANEJAMENTO- Ao escolher Alexandre Marinho para a para de planejamento, o prefeito atirou e acertou na mosca. Então, daí para a frente, caro leitor aqui NA LUPA, a ordem foi consolidar um Planejamento estratégico com vistas a ampliar a confiança e os apoios políticos. De modo firme o prefeito seu passou a por em prática o seu plano de governo, bem como mostrar as suas ações de forma tranquila e equilibrada evitando embates com a oposição capitaneada pelo então ex-prefeito e ex-deputado Izaías Regis.
OPOSIÇÃO CRESCE - Izaías Régis que seria eleito mais na frente em 2022 para o quarto e atual mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, trouxe para as oposições o mandato, que lhe oferta tribuna e holofote. Sivaldo Albino apostou no nome do seu filho Cayo Albino para deputado estadual, apesar de amargar uma terceira suplência, fez bonito na votação em geral e ainda obteve mais sufrágios que vários eleitos, inclusive do que o próprio deputado estadual Izaías Régis. Mas, Sivaldo Albino absorveu o golpe, porém não se desestruturou e manteve a serenidade e o foco no trabalho administrativo.
SIVALDO SOBE - Passados três anos a coisa mudou de patamar, e a disputa pela cadeira do Palácio Celso Galvão também terá novos capítulos, como por exemplo ao contrário do que a oposição esbravejava, a gestão do prefeito Sivaldo Albino, está aprovada pela imensa maioria da população de Garanhuns. Está aí a pesquisa da CBN/Simplex que atestou o fato, bem como uma segunda pesquisa, feita pelo Instituto Eleita, de Tony Americano, que veio para confirmar os números e os argumentos de que tudo ocorre ao seu tempo.
SEM FUTUROLOGIA - Adiantar um prognóstico seria futurologia e isso a nossa coluna não possui os dons para tal façanha. Mas podemos afirmar que o Sivaldo Albino de 2023 passa muito longe do de 2021/2022. A conjuntura mudou e muito. O mandato fez e faz entregas e está consolidado. Lembrando que há um tabu, aqui na Cidade das Flores, de que ninguém nunca perdeu uma reeleição na cidade, que o diga o saudoso amigo Luiz Carlos de Oliveira, que mesmo no auge de turbulências na gestão, foi lá e cravou o segundo mandato.
CELSO GALVÃO - Outro tabu é que ninguém conseguiu a façanha de ser três vezes prefeito de Garanhuns. Uma outra barreira que pelo visto nem nos próximos cem anos será repetida, que é alguém ser prefeito outra cidade e vir a ser de nossa cidade. Alguns já tentaram, como José Luiz Sampaio, o Zé da Luz, que perdeu a eleição para Izaías Régis. Somente um foi prefeito de Garanhuns e Caruaru , como aconteceu com Celso Galvão que empresta o seu nome a sede do executivo municipal.
FAÇANHA INÉDITA- Mas a façanha do terceiro mandato ainda não aconteceu em nossa história e o deputado estadual Izaías Régis pretende quebrar esse tabu. Apesar de soltarem nas redes e rodas de conversa de que o deputado estadual não teria mais propensão a disputar a prefeitura de nossa cidade, para apoiar o ex-vereador por cinco mandatos consecutivos. Zaqueu Naum Lins, isso não procede. Podem tirar o “cavalinho da chuva”. Izaías Régis dorme e acorda pensando em derrotar Sivaldo Albino e jamais desistirá de disputar as eleições 2024. Podem anotar aí com toda certeza.
PROEZA DIGNA- Em tempo a proeza do parlamentar estadual que se elegeu somente com os votos de Garanhuns (isso é verdade) embora haja uma complementação de votos em cidades do Agreste Meridional (chamado pinga pinga), o deputado de Garanhuns fez um feito inédito barrando a fragmentação do voto local que sempre em sua maioria era exportado para os “estrangeiros”, como diz o engenheiro Paulo Camelo. Mas o embate será alto e Sivaldo Albino está fortalecido e muito focado e confiante diante da eleição que se avizinha. Está com “gosto e gás” como se diz no linguajar popular.
COMPARAÇÃO- Haverá sim a comparação entre as duas gestões e entre os dois estilos. Caberá ao povo da Suíça Pernambucana, de forma radicalmente democrática, nas urnas, fazer a sua escolha e decidir o seu destino. A disputa política é sempre salutar pois é na adversidade que os gestores se revelam. O ex-prefeito Izaías Régis fez uma gestão exitosa e o atual prefeito Sivaldo Albino faz uma gestão em Garanhuns de grandes resultados. São os dois modelos que estarão no debate e na cabeça do eleitor que serão os juízes e ao mesmo tempo irão escolher os destinos dos próximos anos.
CÂMARA MUNICIPAL- Na câmara municipal haverá um embate grande e há uma sinalização de que haverá muitas mudanças nas peças do jogo de xadrez do legislativo municipal. Alguns nomes novos podem surgir desbancando alguns dos atuais parlamentares, porém existe sim na Câmara Municipal de Garanhuns, vereadores e vereadoras qualificadas pra seguirem exercendo o papel na Casa Raimundo de Moraes. Que venha 2024. É isso aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário