O prefeito do Recife, João Campos (PSB), sancionou o projeto de lei que garante o pagamento do piso salarial de enfermeiros e técnicos de enfermagem da capital pernambucana.
Assinada na terça (3), a nova norma foi aprovada pela Câmara de Vereadores do Recife.
Segundo a prefeitura, o dinheiro foi repassado na sexta (29) para profissionais de enfermagem da rede própria de saúde e de organizações sociais contratadas pelo município.
O pagamento garantiu o piso da categoria, conforme a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 42/2022.
Com o repasse de R$ 4.437.334,35 pelo Governo Federal, o piso para enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem foi incluído no contracheque dos servidores, regularizando o período de maio a agosto de 2023.
“Acabei de sancionar o projeto de lei de autoria do Executivo para fazer a regulamentação do pagamento do piso para enfermagem e técnico de enfermagem. Quero agradecer a toda a nossa equipe e nossos parceiros que nos ajudaram tanto na interlocução”, afirmou João Campos.
Para o presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), a assinatura do piso é um “momento importante”.
“Esse projeto chegou à Câmara e, em menos de uma semana, a gente conseguiu a aprovação para essa classe tão importante para a nossa cidade. A gente poder implantar o piso aqui na cidade é uma grande vitória”, disse.
De acordo com a enfermeira da rede municipal Priscila Ferraz, trata-se de um dia histórico: “nós que lutamos tanto durante a pandemia e salvamos tantas vidas, hoje conquistamos mais esse direito e mais essa valorização”.
Pernambuco
No estado, o novo piso da enfermagem começou a ser pago na última semana do mês de setembro, como foi anunciado pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).
Os valores foram definidos para cada trabalhador, a partir do CPF.
Além disso, a Secretaria de Saúde de Pernambuco disponibilizou o Sistema ENFSUS, em que permite consultar se o pagamento já foi depositado
Nenhum comentário:
Postar um comentário