Pernambuco: referência nacional em educação integral recebe visita da Frente Parlamentar da Educação
No dia de ontem 27, a Frente Parlamentar da Educação da Câmara dos Deputados realizou uma visita às escolas em tempo integral em Pernambuco, terra onde nasceu e floresceu um dos modelos de referência nacional em educação integral. A comitiva, composta por deputados de diferentes estados, teve como objetivo conhecer de perto o modelo pernambucano e suas contribuições para o panorama educacional do país.
O deputado federal Mendonça Filho, destacado como figura chave na implementação desse modelo enquanto vice-governador, ressaltou a importância do Ginásio Pernambucano como ponto de partida para essa política pública. A criação da Escola Integral, durante o governo Jarbas/Mendonça, foi o marco inicial desse projeto, que transformou o cenário educacional do estado. O sucesso desse experimento impulsionou a expansão do modelo para outras escolas, resultando em uma significativa melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Ao assumir o Ministério da Educação em 2016, Mendonça Filho empreendeu esforços para nacionalizar esse modelo, culminando na criação da Política Nacional de Escolas em Tempo Integral, que recebeu um investimento expressivo de R$1,5 bilhão. Essa iniciativa visava levar a experiência de Pernambuco para todo o país, permitindo que outros estados também adotassem a educação integral como parte de sua política educacional.
Durante a visita, os deputados, incluindo a presidente da Frente Parlamentar, deputada Tábata Amaral, Pedro Campos, Rafael Brito, Duarte Junior, Reginaldo Veras e Idilvan Alencar, tiveram a oportunidade de conhecer diversas escolas, incluindo o EREM Ginásio Pernambucano, pioneira na adoção do modelo integral.
Mendonça Filho, além de elogiar a estrutura e o comprometimento dos professores e alunos, aproveitou o momento para debater as mudanças propostas para o Novo Ensino Médio em tramitação na Câmara, projeto do qual ele é relator.
O relatório aprovado por unanimidade recentemente demonstra o respaldo e reconhecimento do projeto de expansão das escolas em tempo integral na educação básica. Pernambuco, hoje reconhecido como uma referência no setor, continua a ser um exemplo para outros estados brasileiros e até mesmo para observadores internacionais interessados em experiências bem-sucedidas de educação integral.
A visita da Frente Parlamentar da Educação da Câmara dos Deputados ressalta não apenas a importância do modelo educacional de Pernambuco, mas também o papel fundamental de Mendonça Filho na construção e disseminação desse modelo. O legado das escolas em tempo integral no estado continua a influenciar positivamente o panorama educacional do Brasil, mostrando que investimentos e políticas eficazes podem transformar a qualidade e o alcance da educação no país.
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