BLOG DO EDNEY
NA LUPA🔎
Por Edney Souto
O JOGO ELEITORAL DE GARANHUNS COMEÇA A ENTRAR EM EBULIÇÃO
No intrincado jogo da política local, as peças se movem freneticamente, delineando um cenário eleitoral repleto de reviravoltas e alianças surpreendentes. O embate entre os protagonistas Zaqueu Lins e Dr. Ulisses Pereira vem agitando e esquentando o clima frio da cidade de Garanhuns, revelando tramas e rivalidades até então veladas.
DOMINGO - O ponto de ignição dessa saga política remonta ao último domingo, quando especulações sobre a possível migração de Zaqueu para o grupo governista liderado pelo prefeito Sivaldo Albino começaram a circular. De imediato houve reação nas redes e o burburinho resultou no anúncio de Izaías Régis designando Dr. Ulisses Pereira como seu pré-candidato a vice, após ter inicialmente apontado Zaqueu para o cargo, isso de imediato sinalizou uma ruptura iminente entre os antigos aliados.
VIROU CERTEZA - A reviravolta deixou claro que Zaqueu, mesmo sem se pronunciar, já havia sido julgado e condenado pelos tribunais da internet e assim, não teria mais espaço na jornada política de Izaías. Porém, Zaqueu tem o respaldo do ministro Silvio Costa Filho, principal liderança do Republicanos em Pernambuco, com isso possivelmente garantirá a oficialização da sua decisão nos próximos dias, consolidando sua possível adesão ao grupo liderado pelo prefeito Sivaldo Albino.
PERFIS - Enquanto Dr. Ulisses Pereira tem se destacado nas redes sociais, já adotava uma postura mais ativa e engajada em sua pré-campanha, como ele mesmo dizia "seja para qualquer que fosse o cargo". Zaqueu vinha adotado uma abordagem mais cautelosa, ressaltando que sua decisão seria tomada de forma coletiva, em consonância com seu partido, o Republicanos. Porém a rápida reação do grupo oposicionista revelou claramente a preocupação em não subestimar a perda de Zaqueu para o adversário, e passaram a retratá-lo como traidor, apesar de seu papel crucial na eleição passada, onde sua influência foi determinante para a vitória de Izaías.
ANALISANDO - A análise se estende para além das figuras individuais, adentrando o terreno da transferência de votos e do peso político de cada nome aqui envolvido. Enquanto Dr. Ulisses pode agregar votos devido ao seu respeito profissional e conexões familiares, o histórico político de Zaqueu o posiciona como uma força a ser considerada, tendo sido eleito vereador por cinco vezes, candidato a prefeito e deputado estadual com expressivas votações e com uma forte penetração nas periferias, nos esportes, e no segmento evangélico.
CONSEQUÊNCIAS - A antecipação do deputado Izaias na escolha do seu vice, mostrou que ele sentiu o golpe, a ação que o levou a uma reação e esta reação precipitou a situação, fechou a porta para outras parcerias oposicionistas, figuras como Gersinho Filho, entre outros poderiam agregar ao projeto do Deputado, mais a agilidade da escolha fechou portas. Isso permitiu ao prefeito Sivaldo Albino uma vantagem estratégica. Ele agora tem tempo para selecionar tranquilamente um vice que possa unir seu grupo político e atrair o eleitorado. Enquanto isso, a chapa governista se consolida como uma aliança entre PSB, Progressista e PT, enquanto a oposição aposta no PSDB, partido da governadora Raquel Lyra que vem com a estrutura e seus partidos de base, ao menos é o que se imagina.
EMARANHADO - No tabuleiro político de Garanhuns, daqui para frente, cada movimento estratégico e aliança moldará o cenário eleitoral, determinando o futuro da cidade. O desfecho dessa narrativa está longe de ser previsível, prometendo uma disputa eleitoral já de agora, e repleta de reviravoltas. As próximas semanas serão cruciais para desvendar os desdobramentos desse emaranhado político. É isso aí!
Nenhum comentário:
Postar um comentário