A Frente Popular do Recife se consolidou como o maior conjunto político das eleições do Recife ao reunir, na segunda-feira, 22 de julho, 12 partidos em torno da reeleição do prefeito João Campos. O encontro ocorreu em um hotel na Zona Sul da capital pernambucana e contou com a presença de dirigentes nacionais e estaduais, além de outros representantes das legendas. Durante a reunião, foi formalizada a indicação de Victor Marques, do PCdoB, como pré-candidato a vice-prefeito. Marques, que atuou como chefe de gabinete do prefeito João Campos de 2 de janeiro de 2021 até 6 de julho deste ano, foi escolhido para compor a chapa majoritária.
Os partidos que compõem a Frente Popular do Recife incluem PSB, Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), União Brasil, Republicanos, MDB, Solidariedade, Avante, DC, Agir e PMB. A unidade entre essas siglas foi destacada pelo prefeito João Campos, que enalteceu a capacidade de construir uma ampla frente capaz de realizar suas propostas. Segundo Campos, a construção dessa unidade envolveu um processo cuidadoso de escuta e construção, com a participação decisiva do presidente Lula.
Victor Marques, em seu papel na atual gestão, teve um papel importante na promoção da intersetorialidade entre os trabalhos das secretarias municipais e a rotina do prefeito. João Campos ressaltou a importância de Marques na gestão, destacando sua forma de fazer política com mansidão na escuta e firmeza na decisão. Marques, por sua vez, expressou sua honra em fazer parte de um partido centenário como o PCdoB e afirmou estar pronto para contribuir ainda mais com o Recife, caso seja eleito vice-prefeito.
A reunião contou com a participação de importantes líderes políticos, incluindo o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, que destacou o PCdoB como um parceiro histórico no Recife e enfatizou a relação com o PT. Siqueira ressaltou a reciprocidade de apoios entre PSB e PT em diversas cidades brasileiras. Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, afirmou que o partido está unido em torno da reeleição de João Campos e que a legenda se sente contemplada pela escolha de Victor Marques como vice.
Entre os presentes estavam os presidentes de partidos como Sileno Guedes (PSB-PE), Gabriel Leitão (PSB Recife), Doriel Barros (PT-PE), Cirilo Mota (PT Recife), Clodoaldo Magalhães (PV-PE), Marcelino Granja (PCdoB-PE), George Braga (PCdoB Recife), Raul Henry (MDB-PE), Edmar Oliveira (DC-PE), Fábio Bernardino (Agir-PE) e Daniel Guimarães (PMB-PE). Marília Arraes, vice-presidente da Regional Nordeste do Solidariedade, também marcou presença. Entre outras figuras de destaque estavam os senadores Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT), além de deputados federais e estaduais, incluindo Pedro Campos (PSB) e Antonio Coelho (União Brasil).
A Frente Popular planeja uma nova reunião em sua convenção, marcada para o dia 4 de agosto, no Clube Português do Recife, para dar continuidade aos preparativos para a campanha à reeleição de João Campos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário