terça-feira, 16 de julho de 2024

LIANA CIRNE ENTREGA LEI QUE TORNA FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL


A Festa de Nossa Senhora do Carmo recebeu, de forma simbólica, na noite desta segunda-feira (16), a Lei que lhe concede o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O documento foi entregue pela vereadora do Recife e autora da proposta, Liana Cirne (PT), durante missa na Basílica do Carmo.  

“Fiquei emocionada com esse ato e percebi também a felicidade das pessoas ao redor. Momento de orgulho e pertencimento com esse gesto simbólico. Sabemos de todo carinho e afeto dos recifenses com a Festa Nossa Senhora do Carmo, que é um ato devocional precioso e importante no ciclo comemorativo da nossa cidade. Para nossa gente ela já era um patrimônio cultural, mas agora passa a ser formalmente reconhecida na Lei. É lindo ver todos os anos a festa reunindo milhares de fiéis para celebrar, pedir e agradecer milagres, não apenas do Recife, mas também de outras regiões de Pernambuco e até do Brasil”, afirma Liana Cirne. 

A Lei foi sancionada pelo prefeito João Campos (PSB) no dia 16 de maio deste ano após ser aprovada na Câmara Municipal. 

Liana Cirne também é autora da Lei que transformou a Festa do Morro da Conceição em Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O vereador Eriberto Rafael (PP) assina em conjunto as duas propostas. 

Sobre a festa 

Neste ano a festa entra para sua 328ª edição e tem como tema “Esperança dos Carmelitas... Peregrina conosco, em oração, rumo ao Jubileu” e o lema “Permaneciam unânimes na oração, Maria, a mãe de Jesus, e seus irmãos”. O novenário é promovido pela Província Carmelitana Pernambucana e a Ordem dos Irmãos da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo

Nenhum comentário: