segunda-feira, 5 de agosto de 2024

CENTRÃO É FAVORITO EM 21 CAPITAIS

Eleições 2024: Centrão é favorito em 21 capitais brasileiras; confira levantamento
Em meio a polarização entre PT e PL no Brasil, as pesquisas de intenção de voto mostram que os partidos do chamado Centrão (MDB, PSD, União Brasil,Republicanos e Progressistas) lideram as intenções de votos de 21 das 26 capitais do país. Os dados são do boletim Política Brasileira da consultoria Arko Advice divulgados pelo UOL.

O União Brasil é o favorito em seis capitais. Uma dessas capitais é Salvador, onde o candidato à reeleição Bruno Reis lidera a corrida eleitoral. Além da capital baiana, o partido tem vantagem em Campo Grande, Fortaleza, Porto Velho, Cuiabá e Teresina.

Em Natal, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Luís, o PSD está na ponta com chances de vencer no primeiro turno no Rio e em São Luís. Em Goiânia, o partido está empatado na liderança. O MDB pode levar no primeiro turno em Rio Branco, Boa Vista e Macapá e está empatado em São Paulo, Porto Alegre e Belém.

O Republicanos pode vencer em Belo Horizonte e Vitória. João Pessoa deve reeleger Cícero Lucena do Progressistas. Segundo o cientista político Cristiano Noronha da Arko Advice, ouvido pelo UOL, os partidos do Centrão tem vantagem por terem maioria no Congresso e nos ministérios, o que aumenta o acesso a recursos de emendas para as cidades.

O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, lidera em Aracaju, Maceió e Belém e tem chances em Palmas e Rio Branco. Já o PT de Lula empata em Goiânia e tem chances de ir para o segundo turno em Porto Alegre e Teresina.

David Almeida (Avante) e Mandel (Cidadania) em Manaus, Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB) em Porto Alegre e Guilherme Boulos (Psol) , Ricardo Nunes (MDB) e José Luís Datena (PSDB) em São Paulo estão empatados nas suas cidades. Em Recife, o PSB lidera com João Campos

Nenhum comentário: