terça-feira, 6 de agosto de 2024

MINISTRA DO TSE, EDILENE LOBO ABRE O 2° CONGRESSO DE DIREITO ELEITORAL EM CARUARU

Ministra do TSE, Edilene Lobo faz abertura do II Congresso de Direito Eleitoral em Caruaru
Magistrada falou sobre os desafios das eleições municipais de 2024
O primeiro dia do Congresso Integrado de Direito Eleitoral, realizado em Caruaru nesta segunda-feira, está reunindo, no Centro de Convenções do Senac, diversos advogados, desembargadores e servidores da Justiça Eleitoral, promotores, estudantes e assessores de prefeituras para debater as eleições 2024. A palestra de abertura foi realizada pela ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lobo, que falou sobre os desafios das eleições municipais.

O primeiro desafio citado pela ministra foi a garantia da manutenção da democracia. A magistrada destacou que, neste contexto, a garantia da redução das desigualdades sociais é fator essencial. "Precisamos que a democracia se comprometa em favor da inclusão das pessoas e da pobreza. Porque democracia é além do ato de governar. É o compromisso do bem viver e que a pobreza não faça mais parte da realidade", afirmou.
A magistrada também apresentou um panorama sobre o papel das mulheres na política, apresentando dados de mulheres deputadas federais (30 das 513) e nas prefeituras (12% nos municípios brasileiros), citando ainda a representatividade de mulheres negras neste contexto. "Precisamos que a democracia se torne representativa, que torne de verdade uma fotografia da sociedade brasileira, que as mulheres negras estejam nesses espaços da política para tornar a política melhor, a gestão pública melhor, a capacidade gerencial melhor e administrar a escassez. Falar de mulheres nos espaços decisórios é melhorar os espaços para a sociedade brasileira", pontuou.

Finalizando sua apresentação, a magistrada Edilene Lobo destacou que é preciso pôr fim ao extremismo político. "É necessário um espaço de debate, não da violência e da exclusão", destacou.

Além da ministra, o evento, que é organizado pelo Instituto do Direito Eleitoral e Público de Pernambuco, conta com a participação de diversos especialistas até esta terça-feira, que terá palestra da presidente do TSE, Cármen Lúcia.

Durante a abertura das atividades, o presidente do IDEPPE, Breno Carrilho, agradeceu à coordenação do evento, sob condução da advogada Diana Câmara e dos desembargadores Alexandre Pimentel (TJPE) e Diogo Rais (TRE-PE).  

Participaram da abertura o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, o desembargador eleitoral Adalberto Melo (Escola Judiciária), o desembargador do TJPE, Paulo Augusto, a procuradora do Ministério Público de Contas, Germana Laureano, o conselheiro estadual da OAB, Filipe Sampaio, o presidente da OAB Caruaru, Fernando Júnior, o ex-desembargador do TRE e advogado Roberto Morais, e o coordenador do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO- MPPE) Agreste, o promotor Fabiano Beltrão.

Nenhum comentário: