O prefeito do Recife, João Campos, candidato à reeleição pelo PSB, anunciou em recentes inserções de TV uma nova obra voltada para melhorar a mobilidade urbana na cidade. Trata-se da construção de uma nova travessia sobre o Rio Capibaribe, a Ponte Cordeiro-Casa Forte, projetada para criar mais uma alternativa de ligação entre as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana. Com essa iniciativa, o prefeito busca viabilizar um novo trajeto até Boa Viagem, na Zona Sul, sem que motoristas precisem passar pela Avenida Agamenon Magalhães, rota central que frequentemente registra congestionamentos. Esse anúncio faz parte do pacote de compromissos de João Campos para um possível segundo mandato à frente da Prefeitura do Recife.
O projeto da nova ponte permitirá a conexão entre o entorno da Avenida 17 de Agosto, na Zona Norte, e a Avenida General San Martin, na Zona Oeste. A expectativa é que essa travessia também possibilite aos condutores seguirem pelas avenidas João Cabral de Melo Neto, Recife e Presidente Dutra, atravessando o Viaduto Tancredo Neves e a Rua Ernesto de Paula Santos até chegar à Praia de Boa Viagem. Com a execução dessa obra, João Campos pretende completar uma lacuna histórica da 3ª Perimetral do Recife, um corredor viário que foi concebido por engenheiros urbanos ainda na década de 1980, mas que nunca chegou a ser finalizado.
Além da promessa de campanha da Ponte Cordeiro-Casa Forte, João Campos destacou que, ao longo de sua gestão, diversas outras obras de infraestrutura viária foram concluídas ou estão em andamento. Um exemplo disso é a Ponte Monteiro-Iputinga, que foi entregue recentemente. Essa ponte, batizada como Engenheiro Jaime Gusmão, conecta os bairros do Monteiro e Iputinga, preenchendo uma ausência de travessias sobre o Rio Capibaribe em um trecho de aproximadamente cinco quilômetros. Campos mencionou que novas travessias já estão em construção, como a Ponte Júlia Santiago, que ligará os bairros de Areias e Imbiribeira. Esta última proporcionará uma nova conexão entre as avenidas Recife e Marechal Mascarenhas de Moraes, ajudando a reduzir os tempos de deslocamento em áreas de tráfego intenso.
Outras pontes também estão em diferentes fases de construção, como a travessia sobre o Rio Morno, que unirá os bairros de Dois Unidos e Beberibe, e a ponte sobre o Canal do Arruda, cuja conclusão permitirá a criação de uma via radial conectando o entorno do Centro de Convenções de Pernambuco à BR-101. Essas obras são vistas como estratégicas para desafogar o fluxo de veículos nas vias mais movimentadas da cidade, como a Avenida Norte, e para proporcionar novas rotas que aumentem a conectividade entre as diferentes regiões do Recife.
Paralelamente às grandes pontes, a gestão João Campos vem adotando outra medida de impacto na melhoria da mobilidade urbana: a construção de pontilhões em áreas estratégicas da cidade. Um desses pontilhões está sendo implantado na Rua José Luís Silveira Barros, no prolongamento da Rua Amélia, no Espinheiro. Esse novo equipamento permitirá a travessia sobre o Canal Derby-Tacaruna, garantindo um acesso mais rápido à Avenida Agamenon Magalhães e contribuindo para aumentar a fluidez no tráfego da Avenida Rui Barbosa, uma das principais vias da Zona Norte do Recife. Em Boa Viagem, dois pontilhões estão sendo construídos sobre os canais de Setúbal e do Jordão, facilitando os acessos internos ao bairro, que é uma das áreas de maior adensamento populacional da capital.
O conjunto de ações anunciado pelo prefeito e candidato à reeleição faz parte de um plano mais amplo de diversificação das ligações viárias da cidade, um objetivo que tem sido trabalhado desde o início da sua gestão. Com esses projetos, João Campos busca não apenas melhorar a fluidez do trânsito, mas também ampliar o número de alternativas de deslocamento para os recifenses, de modo a reduzir a sobrecarga nas rotas tradicionais e aumentar a eficiência da mobilidade urbana no Recife.
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