segunda-feira, 21 de outubro de 2024

AMUPE VAI IMPLEMENTAR SETOR DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) recebeu, nesta segunda-feira, 21 de outubro, uma delegação da União dos Municípios da Bahia (UPB) para dar um importante passo na integração e fortalecimento das gestões municipais de Pernambuco. O encontro teve como objetivo principal o lançamento de dois projetos fundamentais para o desenvolvimento dos municípios pernambucanos: a criação de um setor especializado em captação de recursos e o lançamento da Rede Amupe, uma plataforma digital que visa a conectar os municípios entre si, além de facilitar a comunicação com órgãos federais e estaduais.

A parceria entre a Amupe e a UPB reflete uma estratégia de cooperação intermunicipal que se mostra crucial em tempos de desafios crescentes para a gestão pública. Com o intuito de aprimorar a capacidade técnica das prefeituras, o setor de Captação de Recursos será estruturado no núcleo técnico da Amupe, visando apoiar os gestores municipais na identificação de oportunidades de financiamento e na gestão eficiente de recursos financeiros. Esse novo setor terá a função de assessorar as prefeituras na elaboração de projetos, convênios e na execução de contratos de repasse, elementos que são fundamentais para garantir a sustentabilidade de iniciativas voltadas ao desenvolvimento local.

O encontro contou com a presença de representantes de ambas as entidades. Pela UPB, participaram Elve Cardoso, superintendente, e Joelson Cardoso, coordenador de captação de recursos, que trouxeram a experiência acumulada na Bahia como exemplo para a implementação de práticas bem-sucedidas em Pernambuco. Do lado da Amupe, estiveram presentes Gorette Aquino, secretária executiva, José Mário, gerente financeiro, e Ana Nery, coordenadora técnica, além de uma equipe de técnicos que colaboram diretamente na execução dos projetos.

A criação da Rede Amupe também se destaca como um avanço significativo. O sistema informatizado busca não apenas conectar os municípios à Amupe, mas também promover uma comunicação mais ágil e eficaz entre as prefeituras e os governos estadual e federal. Essa rede promete ser uma ferramenta de integração, com potencial de acelerar a troca de informações, além de oferecer suporte técnico para resolver problemas comuns enfrentados pelos municípios. A expectativa é de que, ao se tornarem mais interligados e tecnicamente preparados, os municípios pernambucanos consigam aprimorar a prestação de serviços à população, elevando o nível de suas gestões e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.

A iniciativa é vista como uma resposta às crescentes demandas por inovação na administração pública municipal. Em um cenário onde os recursos públicos são cada vez mais escassos, a profissionalização da gestão e a criação de novas ferramentas de captação de recursos se mostram essenciais. A Amupe, ao lado da UPB, busca, portanto, abrir novos caminhos para o desenvolvimento dos municípios, oferecendo capacitação e suporte técnico, elementos que podem fazer a diferença na hora de garantir o sucesso de projetos municipais que beneficiem diretamente a população.

Nenhum comentário: