sexta-feira, 8 de novembro de 2024

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA EM GARANHUNS TEM INÍCIO AMANHÃ

A Prefeitura de Garanhuns está prestes a dar início a uma ação importante para o controle de zoonoses, com o lançamento da campanha de vacinação contra a raiva, marcada para este sábado, dia 9. Por meio de um mutirão organizado pela Secretaria de Saúde, a campanha começa sua trajetória pela Zona Rural, com equipes se deslocando aos sítios Tigre, Castainho, Saco, Mochila de Baixo, Mochila de Cima e Mundaú, onde a presença de cães e gatos é significativa, e a preocupação com a prevenção da raiva se torna essencial para a proteção da população humana e animal.

A mobilização estabelece que todos os cães e gatos aptos, ou seja, que tenham mais de quatro meses e não estejam prenhes, recebam a imunização, com a orientação de que sejam acompanhados por um tutor maior de 18 anos. É recomendável que animais de maior porte estejam adequadamente equipados com coleira e guia, uma medida que reforça a segurança e o controle durante o processo de vacinação. Esta iniciativa que começa pela área rural deve abranger, ao longo das próximas semanas, toda a área urbana e rural do município, mantendo um cronograma detalhado que a Prefeitura se compromete a divulgar para facilitar o acesso e garantir que todos possam vacinar seus animais.

A campanha tem data final prevista para 9 de dezembro, o que assegura um período extenso e acessível a todas as regiões, uma estratégia que a Secretaria de Saúde define como necessária para a erradicação da doença em áreas vulneráveis e em locais de maior aglomeração de animais. A decisão de focar, inicialmente, nas comunidades mais distantes reflete um planejamento que busca evitar surtos da doença em áreas menos assistidas e reforça a importância da cobertura vacinal completa. Esta ação é uma extensão dos esforços da gestão municipal em consolidar uma cidade mais segura e livre de zoonoses, oferecendo, ao longo dos próximos dias, novas datas e locais de atendimento para quem deseja proteger seus animais e contribuir para a saúde coletiva em Garanhuns.

Nenhum comentário: