terça-feira, 5 de novembro de 2024

GARANHUNS TERA NOVO MÉTODO PARA CONTROLE DO AEDES AEGYPTI

Garanhuns terá novo método para controle do Aedes aegypti
Anúncio da implantação do Método Wolbachia foi feito pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, na segunda-feira (4)
Garanhuns será uma das cidades contempladas em 2025 com a implantação do Método Wolbachia para controle do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. O anúncio foi feito pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante o ‘Colóquio sobre Síndrome Congênita causada pelo vírus Zika’, realizado na segunda-feira (4), no Recife.

Na ocasião, Gesika Silva, diretora de Vigilância à Saúde, Anderson Valença, diretor de Transportes da Saúde, e Carlos Ubirajara, coordenador da Vigilância Ambiental, representaram a Secretaria de Saúde de Garanhuns. 

Desenvolvido pela Fiocruz, o método Wolbachia consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti juntamente com a bactéria Wolbachia, que impede que os vírus da dengue, zika e chikungunya se desenvolvam no mosquito, contribuindo para a redução da transmissão de arboviroses. 

A bactéria Wolbachia é encontrada em 60% dos insetos na natureza, mas não está presente no Aedes aegypti. O método já foi aplicado com sucesso em cidades como Niterói (RJ), onde, segundo a Fiocruz, os casos confirmados de dengue caíram de 158 no ano de implantação do projeto, 2015, para 55 em 2023.
Promovido pelo Ministério da Saúde (MS), o Colóquio sobre Síndrome Congênita do Zika Vírus reuniu especialistas e representantes da saúde pública com o objetivo de fortalecer o sistema de vigilância e aprimorar as ações de cuidado integral para pessoas afetadas pela síndrome.

Assessoria de Comunicação — Secretaria de Saúde 
Com informações de Fiocruz e Conass

Nenhum comentário: