Governo de Pernambuco autoriza Secretaria de Educação a contratar 338 profissionais por meio de seleção
A publicação do decreto no Diário Oficial do Estado marca um novo passo para a inclusão e o fortalecimento da Educação Especial na Rede Estadual de Ensino em Pernambuco. São 338 vagas autorizadas pela Secretaria Estadual de Educação, destinadas a profissionais que atuarão diretamente no atendimento às especificidades educacionais de estudantes com necessidades especiais. Essa iniciativa, planejada para atender a uma demanda crescente, reforça o compromisso do Governo do Estado em construir um ambiente escolar mais acessível, inclusivo e acolhedor.
As oportunidades contemplam diferentes áreas essenciais para a Educação Especial. Para o cargo de professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), são ofertadas 186 vagas, destinadas a profissionais que desempenharão um papel fundamental na adaptação de conteúdos e estratégias pedagógicas, promovendo o desenvolvimento pleno dos estudantes atendidos. Além disso, 82 vagas serão preenchidas por professores Intérpretes de Libras, cuja atuação é indispensável para garantir a comunicação efetiva e a inclusão de alunos surdos no processo de ensino-aprendizagem. Já os professores Instrutores de Libras, que terão 48 vagas disponíveis, contribuirão para o aprendizado da língua por parte dos alunos e da comunidade escolar. Para a formação de uma rede completa de suporte, o decreto também contempla 22 vagas para professores brailistas, responsáveis por traduzir e viabilizar o acesso ao material didático em braille.
As funções ofertadas terão uma carga horária de 200 horas mensais, um indicativo do volume de dedicação necessário para atender a complexidade e a amplitude das demandas que a Educação Especial exige. O edital, previsto para ser lançado ainda no primeiro semestre de 2025, trará mais detalhes sobre as exigências para concorrer às vagas, além de apresentar informações sobre etapas de seleção e remuneração. A expectativa em torno do documento já é grande, pois ele será o ponto de partida para muitos profissionais que desejam contribuir para a construção de uma educação mais igualitária no estado.
Essa seleção simplificada representa mais do que números ou estatísticas. É a materialização de uma política pública voltada para a inclusão, para o respeito às diferenças e para a valorização de profissionais que desempenham um papel essencial no sistema educacional. A espera pelo edital traz consigo a esperança de que, em breve, as escolas da rede estadual estejam ainda mais preparadas para acolher a diversidade, transformando os desafios em oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para todos.
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