O início do ano letivo de 2025 em Pernambuco traz um compromisso renovado com a educação e a transformação social. A rede estadual abraça como tema central “Vidas, Escolas e Comunidade: educar para a promoção da justiça socioambiental”. A escolha reflete a urgência de ampliar o olhar sobre questões que atravessam as esferas ambiental e social, dando protagonismo a populações historicamente invisibilizadas, como as comunidades negras, indígenas, ribeirinhas, quilombolas, ciganas, agricultores familiares, pescadores e moradores de áreas urbanas em situação de vulnerabilidade.
Em Garanhuns, no Agreste, um seminário reuniu as 16 Gerências Regionais de Educação do estado para alinhar estratégias pedagógicas com foco na justiça socioambiental. Sob a orientação da Secretaria de Educação e Esportes, o evento lançou as bases para um trabalho que transcende o currículo tradicional. Educadores, gestores e especialistas discutiram caminhos para transformar as escolas em espaços de reflexão, ação e pertencimento, estreitando laços com as comunidades ao redor.
Tarcia Silva, secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, enfatizou a necessidade de capacitar os estudantes para reconhecerem as desigualdades socioambientais e atuarem como agentes transformadores. A proposta desafia a comunidade escolar a adotar práticas educativas que conectem teoria e prática, inspirando ações comunitárias e projetos voltados para mudanças concretas. Mais do que preparar os jovens para o mercado de trabalho, a proposta visa formar cidadãos conscientes e comprometidos com o bem-estar coletivo.
O seminário trouxe debates, dinâmicas e palestras que buscaram equipar professores e gestores para integrar o tema no dia a dia das escolas. O resgate dos saberes locais e das práticas culturais ocupou lugar de destaque, reforçando a importância de valorizar as experiências das comunidades como parte essencial do processo educativo. A justiça ambiental, nesse contexto, é apresentada como um caminho para enfrentar as desigualdades estruturais, conectando as escolas à luta por uma sociedade mais justa e sustentável.
A temática de 2025 pretende mobilizar a rede estadual para promover discussões que ultrapassem os muros escolares, estimulando o engajamento dos estudantes na construção de soluções coletivas. A educação se apresenta, assim, como ferramenta para transformar realidades e enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança.
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