A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi oficialmente instalada para o biênio 2025-2026 nesta segunda-feira (24), mas sem a definição de sua presidência e vice-presidência. O processo de escolha não pôde ser realizado devido à exigência regimental de presença total dos integrantes titulares do colegiado na primeira convocação. Diante desse cenário, a votação foi reagendada para esta terça-feira (25), quando a regra permite a realização sem a necessidade de quórum completo.
À frente da comissão nos últimos dois anos, João Paulo Costa (PCdoB) reafirmou sua intenção de permanecer no cargo e já indicou sua candidatura. Durante a instalação do colegiado, o deputado defendeu a continuidade de seu trabalho e destacou as ações realizadas em sua gestão, como audiências públicas e debates sobre os direitos dos consumidores e os desafios enfrentados pelos empreendedores de Pernambuco. O parlamentar reforçou seu pedido de apoio aos colegas para seguir na presidência da comissão e dar prosseguimento às pautas que vinham sendo conduzidas.
A nova votação será realizada às 9h, no Plenarinho II do Edifício Miguel Arraes de Alencar. O processo faz parte de um conjunto de reuniões convocadas pelo 1º vice-presidente da Alepe, Rodrigo Farias (PSB), que esteve no exercício da presidência da Casa e assinou os atos publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo no último sábado (22). Desde o dia 13 de fevereiro, a Alepe vem promovendo as reuniões para definir a composição de suas comissões permanentes, sendo que 13 das 18 já elegeram seus respectivos presidentes e vices.
Além da Comissão de Defesa do Consumidor, outras três comissões também definirão suas lideranças nesta terça-feira. Às 9h15, será a vez do colegiado de Agricultura. Na sequência, às 9h30, os integrantes da Comissão de Ciência e Tecnologia se reunirão para escolher seus representantes, e, por fim, às 9h45, ocorrerá a eleição da Comissão de Redação Final. Todas as reuniões serão realizadas no mesmo local, mantendo o calendário estabelecido para a finalização da estrutura organizacional das comissões da Alepe para os próximos dois anos.
O andamento das eleições nas comissões reflete a movimentação política dentro da Assembleia, que busca consolidar a atuação de seus colegiados na formulação de políticas públicas e na fiscalização das ações voltadas para os mais diversos setores da sociedade pernambucana. O papel dessas comissões é fundamental para garantir que os debates e encaminhamentos sejam conduzidos com responsabilidade e alinhamento com os interesses da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário