O Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, avança mais um passo em sua expansão com o lançamento da pedra fundamental de um novo parque de tancagem de combustíveis, empreendimento liderado pela Terminais Marítimos do Brasil S.A. (TMB), empresa do Grupo Dislub Equador. A estrutura, prevista para ser concluída até 2027, contará com uma capacidade de armazenamento de 130.000 metros cúbicos e representa um investimento de R$ 430 milhões, dos quais 80% são financiados pelo Banco do Nordeste, por meio da linha FNE-Infra. Durante as obras, estima-se a geração de 500 empregos diretos, além de outros 100 postos fixos quando o parque entrar em operação. O evento de lançamento reuniu figuras de destaque, incluindo o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, e a superintendente estadual do BNB, Eliane Brasil, além de lideranças do setor e autoridades locais.
Em seu pronunciamento, Paulo Câmara ressaltou o impacto positivo que o financiamento à infraestrutura tem trazido para a economia nordestina, destacando que, apenas no último ano, o Banco do Nordeste injetou mais de R$ 60 bilhões em projetos estratégicos. Para ele, o novo parque de tancagem não se limita à criação de empregos, mas deixa um legado na melhoria da logística de distribuição de combustíveis no Ceará e na região. O governador Elmano de Freitas reforçou que o projeto está alinhado ao planejamento do estado para fortalecer a infraestrutura portuária e facilitar a transferência das operações do Porto do Mucuripe para o Porto do Pecém, medida que visa otimizar processos e garantir mais segurança no transporte e armazenamento de combustíveis. O chefe do Executivo estadual elogiou a atuação do Banco do Nordeste na viabilização de investimentos essenciais para o crescimento do estado e da região.
A Terminais Marítimos do Brasil S.A., responsável pelo empreendimento, foi fundada em 2022 e tem sua sede localizada em Recife, Pernambuco. A empresa integra o Grupo Dislub Equador, que controla também a Dislub Combustíveis S.A., a Administradora de Bens de Infraestrutura S.A. e a Distribuidora Equador de Produtos de Petróleo S.A. Atuando na área de armazenamento, transporte de combustíveis e operações portuárias, a TMB busca ampliar sua presença no setor com investimentos estruturantes, como o parque de tancagem no Ceará. Com a nova instalação, a expectativa é fortalecer a distribuição de combustíveis na região Nordeste, garantindo maior eficiência logística e impulsionando a atividade econômica local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário