quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

PERNAMBUCO TERÁ CONTROLE DE ACESSOS A FOLIA DO CARNAVAL

A Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciou um esquema de segurança reforçado para o Carnaval deste ano, com a adoção de um inédito controle de acesso em áreas estratégicas das festividades. A medida, aplicada pela primeira vez no Estado, abrangerá o Bairro do Recife, trechos movimentados de Olinda e o trajeto do Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira, em 1º de fevereiro. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada ontem, onde foram apresentados os detalhes da operação que pretende garantir a segurança dos foliões por meio de novas tecnologias e fiscalização rigorosa. Entre as principais inovações, estão a utilização de drones e de câmeras acopladas aos uniformes dos policiais, as chamadas “bodycams”, que permitirão um monitoramento em tempo real das ocorrências e movimentações nos focos de aglomeração.  

De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, a estratégia de controle de acesso será realizada por meio da instalação de pórticos em pontos específicos, onde agentes de segurança farão revistas para impedir a entrada de armas e outros objetos que possam representar risco para a população. Para evitar possíveis brechas e manter a efetividade da operação, os locais exatos onde esses pórticos serão montados não foram divulgados. Segundo o secretário, a abordagem funcionará por amostragem, ou seja, os foliões poderão ser selecionados para revistas pessoais em determinados acessos, visando impedir que itens perigosos cheguem às áreas de festa. O modelo segue um padrão já adotado em grandes carnavais pelo país, como o da Bahia, onde essa prática já ocorre há muitos anos com o objetivo de reduzir a violência durante o evento.  

Além da proibição de armas de fogo e armas brancas, a fiscalização também buscará coibir a entrada de objetos que possam ser utilizados como instrumentos de agressão, a exemplo de soqueiras e ferramentas como chaves de fenda. O reforço na segurança tem como foco prevenir incidentes e permitir que a folia transcorra sem intercorrências, garantindo tranquilidade aos milhares de foliões que participam do Carnaval de Pernambuco.

Nenhum comentário: