sexta-feira, 21 de março de 2025

TRUMP PLANEJA CORTAR VERBAS DESTINADAS A CICLOVIAS NOS EUA

Depois de suspender o envio de US$ 4 bilhões para financiar o fundo sobre mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), o governo do presidente Donald Trump decidiu cortar investimentos e subsídios públicos para a infraestrutura verde dos Estados Unidos, principalmente a implantação de ciclovias e ciclofaixas.

Segundo informações do StreetsBlog USA, o secretário do Departamento de Transportes dos EUA (DOT), Sean Duffy, teria determinado às autoridades que interrompesse o repasse de subsídios autorizados ainda na gestão do ex-presidente Joe Biden para construção de ciclovias e outras infraestruturas verdes.

Os projetos terão que ser analisados individualmente para que seja decidido, sob a ótica da nova política de governo do presidente Trump, se serão suspensos ou não. O memorando encaminhado cita cinco ordens executivas emitidas pelo governo Trump que visam as metas de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade do governo Biden, bem como os esforços do presidente anterior para reduzir a pegada de carbono do sistema de transporte do País, que Trump e Duffy caracterizaram como o chamado "New Deal Verde".

Após a revisão, os projetos que envolverem uma análise de equidade, infraestrutura verde, infraestrutura para bicicletas e infraestrutura de veículos elétricos e/ou carregamento, poderão ter os subsídios e investimentos suspensos.

Essa revisão também sinalizaria projetos cujo propósito é melhorar a condição para comunidades de justiça ambiental ou reduzir ativamente as emissões de gases de efeito estufa.

A Liga dos Ciclistas Americanos reagiu fortemente à possibilidade de interrupção dos projetos de segurança para a ciclomobilidade, alegando que a decisão só prejudicaria as comunidades. E apresentou os valores previstos em alguns Estados americanos.

Nenhum comentário: