sábado, 19 de abril de 2025

ACUSADO DE ESTUPRO DE FILHA E ASSASSINATO DE EX-COMPANHEIRA EX-SENADOR VAI PARA PRISÃO DOMICILIAR

Do Brasil 247
O ex-senador Telmário Mota, acusado de abusar sexualmente da própria filha e investigado pela morte da ex-mulher, deixou a prisão na última quinta-feira (18) após decisão da Justiça de Roraima que autorizou o cumprimento de prisão domiciliar. Ele estava detido desde outubro de 2023.

A defesa do ex-parlamentar alegou problemas de saúde e falta de tratamento adequado no sistema prisional. Segundo o advogado Eduardo Rodrigues, Telmário apresenta quadro de transtorno depressivo e sofre de diversas condições médicas, como miocardiopatia hipertrófica assimétrica, apneia do sono, hipertensão e gastrite.

A decisão foi proferida pelo desembargador Ricardo Oliveira, que determinou o uso de tornozeleira eletrônica e proibiu o réu de se ausentar da residência sem autorização judicial. “Restou demonstrado que o paciente necessita de acompanhamento médico específico, o qual não vem sendo devidamente ofertado no sistema prisional”, justificou o magistrado.

Telmário foi condenado a oito anos e dois meses de prisão em regime fechado pelos crimes de importunação sexual e por oferecer bebida alcoólica à filha, menor de idade, conforme previsto no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Além da condenação por abuso, ele é um dos suspeitos no assassinato de Antônia Araújo de Sousa, sua ex-companheira e mãe da vítima. Antônia foi morta com um tiro na cabeça em setembro de 2023, em Boa Vista (RR). A investigação ainda está em andamento.

Telmário Mota exerceu o cargo de senador por Roraima entre 2015 e 2023. Em 2022, tentou a reeleição, mas não obteve sucesso. Ele já foi filiado ao Solidariedade, legenda da qual se desfiliou após os escândalos

Nenhum comentário: