O alerta sobre a precária situação da malha rodoviária já é um velho conhecido dos motoristas e passageiros que pegam as estradas de acesso ao interior de Pernambuco para curtir o feriadão da Semana Santa. Ainda mais em 2025, quando o período será maior pela proximidade com o feriado de Tiradentes (21/4).
Como faz todos os anos, o JC percorreu as principais rotas rodoviárias que levam ao Agreste pernambucano, principalmente às cidades de Caruaru e Brejo da Madre de Deus, que recebe, no distrito de Fazenda Nova, a 202 km do Recife, o tradicional espetáculo da Paixão de Cristo.
E, por mais um ano, constatou que os caminhos para o Agreste pernambucano seguem perigosos e degradados, exigindo muita atenção e prudência ao volante dos motoristas e motoqueiros.
A BR-232, principal eixo de transporte para o interior e que recebe mais de cem mil veículos no feriadão, continua perigosa no trecho entre o Recife e Caruaru, apesar das melhorias. Já a BR-104 sofre com buracos por toda parte entre Caruaru e o entroncamento com a PE-145, que leva até Brejo da Madre de Deus. Apesar de ter sido duplicada há 12 anos, a BR-104 está se tornando uma rodovia extremamente perigosa.
O alívio para o motorista está restrito à PE-145, que foi restaurada recentemente pelo governo do Estado. As obras começaram no fim da gestão do PSB, atrasaram e foram retomadas e concluídas pela gestão da governadora Raquel Lyra (PSD), em 2024.
O trecho de 43,5 quilômetros da PE-145, que vai do entroncamento com a BR-104 até o distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, representou um investimento de R$ 43,8 milhões. A rodovia é a principal rota para Nova Jerusalém, teatro ao ar livre onde é encenada a Paixão de Cristo.
Via: JC
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