O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que está “namorando um cara do Nordeste” para ser o seu candidato a vice-prefeito nas eleições de 2026. A declaração aconteceu durante uma entrevista, na sexta-feira (4).
“Tô namorando um cara do Nordeste há muito tempo, ‘heteramente’ falando. Tô namorando, apenas”, declarou. Ao ser indagado quem seria a pessoa, o ex-presidente declarou que ainda “não ficou noivo”.
Inelegível
Se as eleições fossem hoje, Bolsonaro não poderia disputar a corrida eleitoral devido a condenação imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho de 2023, com base em acusações de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O líder da direita brasileira está inelegível até 2030.
O processo tem como origem uma reunião realizada no Palácio da Alvorada, na qual Bolsonaro questionou a integridade das urnas eletrônicas diante de embaixadores estrangeiros, provocando ampla repercussão política e jurídica.
No entanto, a defesa do ex-presidente entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), que ainda não se manifestou, para tentar reverter a sua inelegibilidade. O recurso ao STF foi protocolado em dezembro de 2023.
Inicialmente, o caso foi encaminhado ao ministro Cristiano Zanin. No entanto, ele se declarou impedido de atuar, uma vez que havia sido advogado do Partido dos Trabalhadores durante as eleições de 2022.
Em maio de 2024, o processo foi redistribuído para o ministro Luiz Fux, que, até o momento, não tomou nenhuma medida em relação ao pedido.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) já se manifestou contrária ao recurso apresentado pela defesa de Bolsonaro. O órgão sustenta que o STF não deve reavaliar as provas que embasaram a decisão do TSE. Antes disso, o próprio TSE já havia rejeitado um outro recurso do ex-presidente contra a inelegibilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário