O objetivo é oficializar a entrada de dezenas de gestores municipais, entre prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos e lideranças de várias regiões, que nos últimos dias deixaram o PSDB em bloco para se juntar à legenda comandada por Raquel Lyra. Ao todo, 32 prefeitos se desfiliaram do PSDB, legenda que até então havia sido a base da governadora, que foi prefeita de Caruaru por dois mandatos sob a sigla tucana.
O movimento ganhou ainda mais força com a saída de Fred Loyo, que presidia o PSDB em Pernambuco, e da vice-governadora Priscila Krause, ambos agora também integrados ao PSD. Inicialmente, a ideia era promover o ato de filiação em um município do interior, mas a decisão foi alterada para o Recife com o objetivo de garantir a presença de lideranças de expressão nacional, como Kassab, que hoje ocupa o cargo de secretário de Governo de São Paulo.
Além disso, a segunda-feira facilita a presença de parlamentares e secretários estaduais, permitindo que a mobilização ganhe ainda mais visibilidade política. Nas redes sociais, o partido já vem promovendo o encontro com postagens que incluem a imagem da governadora Raquel Lyra e a frase “Tô com Raquel, sou 55”, sinalizando o tom de unidade e fortalecimento da sigla no Estado. A expectativa é que o PSD se consolide como uma das maiores forças políticas de Pernambuco, especialmente com o reforço de gestores municipais que estarão na linha de frente das eleições de 2024.
A articulação ocorre em meio a uma reorganização dos partidos em torno do Palácio do Campo das Princesas e aponta para uma nova fase no jogo político local, com Raquel Lyra assumindo protagonismo não apenas como chefe do Executivo estadual, mas também como líder de uma legenda com musculatura crescente. O movimento de filiação em bloco também demonstra um reposicionamento estratégico da governadora, que se afasta do PSDB nacional em meio à falta de sintonia entre os rumos partidários e o projeto político que ela vem liderando em Pernambuco. Com o evento desta segunda, o PSD reforça sua base nos municípios e se prepara para entrar nas eleições com um palanque amplo e coeso, com gestores alinhados à gestão estadual e prontos para reforçar a presença do partido nas urnas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário