terça-feira, 13 de maio de 2025

CAFÉ TEM ALTA DE 80,2% EM 12 MESES

O café parece um pouco mais amargo para os brasileiros ao longo dos últimos 12 meses. O preço do produto subiu 80,2% - a maior alta já registrada neste recorte desde a entrada em circulação do real, em julho de 1994, há quase 31 anos. 
Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados na sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com a alta de 80,2%, o café também registrou a maior variação de preços entre os 377 bens e serviços (subitens) que compõem a cesta do IPCA. Apenas no mês de abril, o café moído subiu 4,48% no país. O aumento veio após um avanço ainda maior em março (8,14%). O produto foi novamente um dos principais vetores de pressão na inflação do grupo alimentação e bebidas. O ramo é o de maior peso no IPCA. 

A alta é resultado de uma série de fatores que afetam a produção mundial do produto, eventos climáticos reduziram a produtividade das lavouras no último ano. Outra variável foi a quebra da safra do Vietnã, o país é o segundo maior produtor global, ficando atrás apenas do Brasil, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. 

Nenhum comentário: