sexta-feira, 9 de maio de 2025

MORAES VOTA POR 10 ANOS DE PRISÃO PARA CARLA ZAMBELLI

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (9) pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 10 anos de prisão. Ela é acusada de ser a mentora intelectual da invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023. Moraes também defendeu a perda do mandato da parlamentar, decisão que dependerá da Mesa Diretora da Câmara.

Zambelli é julgada junto com o hacker Walter Delgatti, que teria executado a invasão. Moraes propôs para ele a pena de 8 anos e 3 meses de prisão. Ambos foram denunciados pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

Segundo Gonet, Zambelli idealizou a ação e contratou Delgatti para inserir ilegalmente no sistema do CNJ um mandado de prisão falso contra o próprio Moraes, além de outras manipulações, com fins políticos e midiáticos. A denúncia aponta tentativa de abalar a credibilidade do Judiciário e incentivar atos antidemocráticos.

A defesa de Zambelli argumenta que a acusação se baseia apenas na palavra de Delgatti, cuja versão seria “mentirosa” e sem provas. Já os advogados do hacker dizem que ele cometeu os crimes por promessa de vantagens financeiras e um cargo feita por Zambelli.

O julgamento acontece na Primeira Turma do STF e os demais ministros têm até 16 de maio para apresentar seus votos.

Zambelli também responde a outro processo no STF por ter sacado uma arma e perseguido um jornalista em São Paulo, durante as eleições de 2022. O julgamento desse caso está suspenso desde março por pedido de vista do ministro Nunes Marques, sem data para retomada.


Nenhum comentário: