Adagro e Parque Estadual de Dois Irmãos debatem estratégias de proteção dos animais silvestres do zoológico contra a influenza aviária
As equipes técnicas da Adagro e do Parque Estadual de Dois Irmãos – unidade de conservação (UC) vinculada à Semas/PE - se reuniram na última semana para debater estratégias de prevenção e resposta imediata, caso haja ocorrência de caso de influenza aviária (IA) nos animais silvestres abrigados no zoológico. O encontro realizado na sede administrativa do Parque, localizado na Zona Norte do Recife, contou com a participação das médicas veterinárias e representantes do Programa Estadual de Sanidade Avícola da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária, Wanessa Noadya e Verônica Sabre, além de Keila Torreão, chefe interina da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Análise de Risco – DVEAR, representando a Adagro, além do gerente técnico do Parque, Rodrigo Pessoa, da bióloga Marília Bazante e das médicas veterinárias Roberta Rosalie e Ana Carol Messias, pela equipe do Parque Estadual.
Para Isabelle Valente, gerente de defesa animal do Adagro, “a iniciativa reforça o compromisso entre as instituições parceiras e comprometidas com a sanidade animal. Além de colaborar com a preservação da fauna silvestre sob os cuidados humanos e a proteção da saúde pública, nosso objetivo é atuar de forma preventiva, para proteger as espécies e prevenir para que a doença não chegue à avicultura comercial, evitando prejuízos ao setor”.
Durante o encontro houve apresentação do Plano de Contingência para Influenza Aviária e Doença de Newcastle, publicado em maio pela Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco, e das ações de prevenção que vêm sendo adotadas pelas equipes técnicas da Agência em todo o Estado.
Foram também apresentadas à equipe do Parque de Dois Irmãos orientações técnicas sobre o plano de contingência para influenza aviária. Na ocasião foi proposta a elaboração de um plano de contingência específico para o zoológico do Parque, que possui uma área de 14 hectares. O documento deverá contemplar medidas de biossegurança, fluxo de comunicação entre as instituições envolvidas e procedimentos técnicos para o manejo e a contenção de casos suspeitos de gripe aviária.
Rodrigo Pessoa, gerente técnico do Parque Estadual de Dois Irmãos, ressaltou que “a parceria com a Adagro para o combate à gripe aviária é essencial para proteger os animais e mantê-los seguros. O Parque conta com cerca de 400 animais silvestres, e mais de 100 deles são aves, então o cuidado com a saúde de todos os animais é nossa prioridade”.
Como ação educativa voltada para o público visitante do Parque no período de férias escolares, a Adagro disponibilizou material educativo sobre influenza aviária, como panfletos e a revista em quadrinhos “Emília e a Turma do Sítio”. O material será distribuído durante a colônia Zooférias de julho e nas capacitações das equipes técnicas que atuam na área do Parque, como médicos veterinários, zootecnistas e tratadores, além de outros funcionários que mantenham algum tipo de contato com os animais susceptíveis à influenza aviária, como é o caso dos pesquisadores, tendo como objetivo preparar os profissionais para atuarem em caso de emergência sanitária.
Flávia Cavalcanti – Assessora de Comunicação da Adagro
Nenhum comentário:
Postar um comentário