O seminário Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Mudará Pernambuco, uma iniciativa conjunta do portal Movimento Econômico e Sudene, chega a Araripina no próximo dia 15 de agosto, após ter sua estreia em Salgueiro e passar por Petrolina. O objetivo do seminário é fomentar o debate sobre os impactos econômicos e logísticos do ramal ferroviário Salgueiro–Suape, considerado um dos principais vetores de transformação regional nos próximos anos. O evento acontece no Centro Tecnológico do Araripe, de 9h às13h. As inscrições são gratuitas.
Araripina, principal polo gesseiro do Brasil, se beneficiaria diretamente desta ferrovia para escoar sua produção e ganhar competitividade. O objetivo deste seminário é levar informações atualizadas sobre o andamento da ferrovia em Pernambuco, já que o evento contará com a presença da Infra S. A., empresa que está à frente da execução do ramal, assim como ouvir os setores produtivos sobre suas demandas locais e sugestões para a obra.
O debate em Araripina vai reunir nomes como o presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), Bruno Costa, o presidente do Sindugesso, Jefferson Duarte, o diretor de Empreendimentos da Infra. S. A. André Luís Ludolfo, o diretor regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Fabio Monteiro, e Daniel Torres Araripe, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Araripe (Adesa). A mediação é da CEO do Movimento Econômico, Patrícia Raposo.
Um dos temas centrais da reunião em Araripina será a criação de um Porto Seco, um terminal intermodal localizado no interior, conectado às ferrovias e rodovias, onde se realizam operações de desembaraço aduaneiro, armazenamento e transbordo de carga, fora da zona portuária marítima. Também chamado de EADI — Estação Aduaneira do Interior ou dry port, este equipamento é de muita relevância para a região.Os especialistas também vão debater sobre a viabilidade do transporte de gás liquefeito pelos trilhos da ferrovia, o que baratearia custo de produção e tornaria o gesso do Araripe mais competitivo globalmente.
O seminário Conexões Transnordestina prevê a realização de sete encontros em cidades-chave ao longo da ferrovia, começando por Salgueiro e incluindo Petrolina, Araripina, Belo Jardim, Caruaru, São Bento do Una e Recife. Cada seminário abordará oportunidades específicas para os arranjos produtivos locais, promovendo articulação entre empresários, gestores públicos, operadores logísticos e pesquisadores.
Com investimento estimado em R$ 3,5 bilhões e conclusão prevista até 2029, o novo ramal da Transnordestina que corta Pernambuco é executado pela Infra S.A. e já apresenta avanços nos projetos básicos, licenciamentos e estudos técnicos. A proposta é transformar Pernambuco em um eixo logístico de escoamento da produção agroindustrial, mineral e energética, conectando o interior ao Porto de Suape, e ampliando a competitividade de setores como fruticultura, gesso, avicultura, mineração e combustíveis.
O evento é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas pelo Sympla, clicando aqui.
Serviço - Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Move PernambucoHorário e local – sexta-feira, 15 de agosto, das 9h às 13h, no auditório do Centro Tecnológico do Araripe, na rua Antônio Alexandre Alves, n 385 – Araripina – PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário