segunda-feira, 4 de agosto de 2025
GOVERNO DE PERNAMBUCO REALIZA A V CONFERÊNCIA ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, através da Secretaria Executiva de Promoção da Equidade Social (SEPES), em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR/PE), realizará a V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que terá como tema "Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial". O evento ocorrerá entre os dias 8 e 10 de agosto, no município de Gravatá, localizado no Agreste pernambucano.
A conferência tem como objetivo fortalecer o diálogo social, consolidar políticas públicas de promoção da igualdade racial e formular propostas que subsidiem a construção do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial. Alinhada às diretrizes estratégicas da Secretaria e às normativas nacionais e internacionais de direitos humanos, a V Conferência constitui-se como um espaço democrático e participativo, destinado ao debate, à proposição e ao monitoramento de políticas públicas voltadas à reparação histórica, ao enfrentamento do racismo estrutural e à promoção da equidade racial no estado de Pernambuco.
Com vistas a aprofundar as discussões e ampliar o debate, a programação da conferência será organizada em torno de três eixos temáticos:
Eixo 1 – Democracia;
Eixo 2 – Reparação;
Eixo 3 – Justiça Racial.
O evento contará com a participação de cerca de 250 delegados e delegadas estaduais, eleitos em conferências municipais, intermunicipais e livres. Estarão presentes também membros das comissão organizadora da V CONEPIR, convidados e observadores. A participação presencial será restrita a esses grupos. Contudo, a conferência será amplamente divulgada, com cobertura e publicação de relatório final, contendo todas as propostas debatidas nos eixos temáticos, bem como a composição das delegações eleitas para a etapa nacional.
Durante a conferência estadual, os delegados terão a responsabilidade de avaliar e votar as propostas oriundas das etapas municipais, intermunicipais, organizadas pela sociedade civil e pelo poder público em articulação com o Governo do Estado e o COEPIR. Ao final dos trabalhos, serão selecionadas até 15 propostas prioritárias, que serão encaminhadas à Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a ser realizada em setembro, na cidade de Brasília/DF.
Na ocasião, também serão eleitos os 58 representantes de Pernambuco — entre integrantes do setor público e da sociedade civil — que participarão da etapa nacional do processo conferencial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário