Guarda Municipal de Camaragibe inicia treinamento para uso de armas de fogo

Foto: Lins Andrade / Divulgação
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Camaragibe iniciou, nesta sexta-feira (8), a primeira etapa do treinamento para o uso de armas de fogo. A fase inicial envolve 10 agentes, mas ao todo 76 servidores devem passar pelas provas teóricas e práticas exigidas para a obtenção do porte institucional.
O processo faz parte de um pacote de investimentos de R$ 2,5 milhões da prefeitura, que inclui coletes balísticos, armas não letais, motocicletas e renovação da frota de viaturas. As armas de fogo utilizadas foram doadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Treinamento e certificação
As atividades ocorrem no Clube de Tiro Dois Irmãos, homologado pela Polícia Federal. O conteúdo abrange regras de segurança, montagem e desmontagem do armamento, manutenção, fundamentos de disparo, protocolos de saque, procedimentos contra panes, além de legislação e normas específicas — entre elas a Instrução Normativa nº 111, que regula o credenciamento de instrutores e a emissão de certificados de capacitação técnica.
Segundo o inspetor Clóvis Gomes, “os alvos das provas de tiro de cada aluno serão avaliados pelos IATs e, caso sejam aprovados na inspeção, enviados à Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco para a confecção dos certificados de portes institucionais de arma”.
Meta é armar a corporação até setembro
O prefeito Diego Cabral (Republicanos) acompanhou pessoalmente a primeira turma e afirmou que a medida cumpre promessa de campanha. A expectativa é que, em setembro, os primeiros guardas armados estejam nas ruas.
“Lutamos muito, através da nossa Secretaria de Segurança Pública, para que esse projeto de armar a nossa Guarda Municipal fosse aprovado pelos órgãos de Segurança Pública, principalmente pela Polícia Federal. O compromisso desses agentes que dedicam e arriscam suas vidas pelo bem comum é esse, estarem plenamente treinados e capacitados para o objetivo de fortalecer a atuação da corporação e a segurança da população de Camaragibe e do patrimônio público. Tenho certeza de que todas as turmas estarão totalmente preparadas e aptas para portar arma de fogo ao final desse importante e essencial treinamento”, disse o gestor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário