quarta-feira, 20 de agosto de 2025

MASTERBOI DEFENDE RASTREABILIDADE DO REBANHO PARA CONQUISTA DO MERCADO INTERNACIONAL


Eventos realizados em São Geraldo do Araguaia destacaram a gestão eficiente na gestão pecuária, com palestras para os pecuaristas e profissionais do setor e a realização da etapa do Circuito Nelore de Qualidade

Realizar a rastreabilidade do gado é uma premissa importante para a pecuária brasileira. A adoção de mecanismos efetivos de controle são determinantes na conquista do mercado internacional, segundo o presidente da Masterboi, Nelson Bezerra, que promoveu dois importantes eventos para estimular a pecuária em São Geraldo do Araguaia, no Pará. O roteiro incluiu a apresentação do programa Rastreabilidade Individual: Gestão Eficiente e a etapa local do Circuito Nelore de Qualidade, além de uma demonstração prática de brincamento bovino.

“O crescimento consistente na agropecuária pede uma administração sólida e atenção às inovações do setor”, afirmou o presidente da Masterboi, Nelson Bezerra, responsável pelas boas-vindas aos produtores participantes do evento sobre Rastreabilidade Individual: Gestão Eficiente.

Durante o encontro, os produtores rurais tiveram a oportunidade de acompanhar palestras com especialistas do setor, como Thiago Witzler (SBCert), Waldemar Rickli (Multivet) e Vasco Picchi (Safetrace), que falaram sobre as “vantagens da rastreabilidade para gestão eficiente da fazenda”.  O secretário de Meio Ambiente do Pará, Raul Protázio, apresentou o Programa Requalifica Pará. Temas como pastagem e nutrição também entraram na pauta do evento. 

Além dos debates de alto nível, o dia contou com atividades realizadas in loco, como a demonstração de brincamento bovino. A ação mostrou como a identificação individual pelo brinco contribui para a gestão do rebanho, o combate a fraudes e roubos, o acesso a mercados exigentes e a maior transparência para o consumidor final, entre outros benefícios. "Convidamos pecuaristas da Região para fazer uma demonstração técnica, junto com nossos parceiros da Matsuda e do Grupo Nelore. Cada vez mais, precisamos estar preparados para vender carne para o mundo e a rastreabilidade é fundamental. Parabéns aos pecuaristas do Pará, que estão no caminho certo", ressaltou Nelson Bezerra.

Em paralelo, a etapa São Geraldo do Araguaia do Circuito Nelore de Qualidade foi promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Nelore (ABCN). Esta é a primeira vez que o município sediou o evento, que avaliou criteriosamente os rebanhos da região. Dados da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) revelam que o município possui mais de 380 mil cabeças de gado, sendo 80% da raça Nelore. 

Nenhum comentário: