O artesão Lourenço, de 71 anos, nascido no distrito de Ponta de Pedras, em Goiana, foi um dos homenageados nessa segunda-feira (18) como um dos novos Patrimônios Vivos de Pernambuco. A diplomação aconteceu durante a abertura da 18ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco, no tradicional Cinema São Luiz, no Recife.
Reconhecido pelo seu talento na arte da cestaria, Mestre Lourenço transforma fibras naturais em peças que carregam a identidade cultural da Zona da Mata Norte. Seu trabalho usa técnicas da pescaria no manejo da cana brava. “Eu estou muito orgulhoso. Esse diploma é a minha vida e me dá ainda mais força para continuar a produzir”, disse o artesão.
A cerimônia, promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, também marcou a entrega do 10º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco e o lançamento da 10ª edição da Revista Aurora 463.
“Me sinto feliz e honrado em estar ao lado de outros representantes da cultura de Pernambuco, além é claro dessa data de hoje também ser o aniversário de Ponta de Pedras, lugar da minha origem e de onde tudo começou há mais de 50 anos”, acrescentou Mestre Lourenço.
Para a Prefeitura de Goiana, o reconhecimento a Mestre Lourenço reforça a riqueza cultural do município que tem o maior número de Patrimônios Vivos do Estado. “Esse título é mais do que uma homenagem. É o reconhecimento de um legado que valoriza nossa história, fortalece a identidade cultural da nossa gente e inspira as novas gerações”, destacou o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Cultural, Ítalo Côco.
O subprefeito de Ponta de Pedras, Edinho Santana, também prestigiou o evento e destacou a importância de ter um representante da terra sendo reconhecido pelo seu trabalho. "É uma emoção sem limites. Agradecemos a todos pelo apoio à nossa cultura e pela escolha do Mestre Lourenço. Neste dia em que Ponta de Pedras celebra 524 anos, recebemos mais esse presente especial".
A diplomação de Mestre Lourenço como Patrimônio Vivo reforça o protagonismo de Goiana no cenário cultural do Estado e valoriza o saber popular como um dos pilares da preservação da memória pernambucana.
Membro do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco, Harlan Gadelha, lembrou que 131 candidatos participaram para concorrer ao título neste ano. "Tivemos a difícil missão de escolher apenas 10 nomes e foi uma grande satisfação ver o goianense Mestre Lourenço entre os agraciados para poder apresentar sua arte como artesão da cana-brava", afirmou.
Na solenidade, a governadora Raquel Lyra também parabenizou os mestres da cultura popular. "É uma honra poder entregar essa homenagem a quem dedica a vida à arte, inventando, inovando e representando Pernambuco. Esse prêmio simboliza reconhecimento, respeito e valorização. Nosso compromisso, como poder público, é garantir que os artistas possam viver de sua arte para continuar inspirando novas gerações. Tive hoje a alegria de poder celebrar o que vocês são e representam para o nosso povo", concluiu.
Além de familiares, estiveram presentes na cerimônia de diplomação do Mestre Lourenço, amigos de Ponta de Pedras e o vereador Pedro Henrique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário