quarta-feira, 20 de agosto de 2025

PREFEITURA DE GARANHUNS INAUGURA A 1ª SALA AZUL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A previsão é que até o fim de 2025 outras quatro salas sejam instaladas nas escolas
A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta terça-feira (19) a 1ª Sala Azul da Rede Municipal de Ensino. O novo espaço, instalado no Colégio Padre Agobar Valença, representa um marco histórico para a inclusão no município. O espaço foi projetado para oferecer suporte a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças neurodivergentes. 
Toda a ambientação foi planejada com iluminação, pintura e recursos que reduzem a sobrecarga sensorial e promovem o bem-estar, favorecendo a aprendizagem. “Essa sala simboliza a escuta, a sensibilidade e o reconhecimento de que cada criança merece ser vista, compreendida e respeitada na sua individualidade”, destacou Roberta Faustino, gestora do Colégio.
O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, reforçou a dimensão do desafio e da responsabilidade da gestão: “Quase 10% dos nossos estudantes da Rede Municipal têm algum tipo de deficiência, e isso revela o tamanho do desafio que temos no dia a dia. São iniciativas como essas que dão oportunidade de inclusão e reafirmam o compromisso de garantir o direito que essas crianças e adolescentes têm de aprender”.
“Quão importante seria se, alguns anos atrás, no momento do ingresso do meu filho numa instituição de ensino, nós tivéssemos esse suporte que está sendo dado agora para nossos pares. Esse espaço tem acomodações sensoriais, sonoras, visuais e olfativas que são tão importantes para nossas crianças”, afirmou Renata Amorim, mãe de um jovem autista de 20 anos.
A secretária municipal de Educação, Wilza Vitorino, ressaltou a relevância da conquista para toda a comunidade escolar: “Hoje celebramos uma conquista não apenas das 420 crianças dentro do espectro autista da Rede Municipal de Garanhuns, mas de todos que acreditam em uma educação pública de qualidade e, efetivamente, com oportunidade de inclusão. Estamos fazendo um trabalho comprometido para que a aprendizagem vá além dos muros das escolas e traga significado no cotidiano”.
A previsão é de que até o fim deste ano outras quatro escolas municipais de Garanhuns recebam a Sala Azul. 

Fotos: Jorsuey Correia

Nenhum comentário: