quinta-feira, 7 de agosto de 2025

SOCORRO PIMENTEL ESCANCARA INVESTIMENTOS BILIONÁRIOS NO RECIFE E DESMONTA ATAQUES DA OPOSIÇÃO NA ALEPE

Na sessão plenária desta quinta-feira (7), a deputada estadual Socorro Pimentel, líder do governo Raquel Lyra na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), fez um pronunciamento firme em resposta às críticas da oposição, que acusa a atual gestão de negligência com a capital pernambucana. Rebatendo com dados e ações em andamento, a parlamentar apresentou um panorama robusto dos investimentos estaduais no Recife e Região Metropolitana, que já superam R\$ 1,6 bilhão. O discurso de Socorro Pimentel evidenciou não apenas os números, mas também a amplitude das políticas públicas implementadas pela gestão Raquel Lyra nas áreas mais sensíveis da capital.

Na área da educação, a deputada destacou a construção de uma nova Escola Técnica Estadual no tradicional prédio do Liceu de Artes e Ofícios, com orçamento de R\$ 30 milhões. O pacote educacional inclui a requalificação de mais de 60 escolas apenas no Recife, a climatização de 74 unidades na Região Metropolitana e a entrega de 77 novos veículos escolares. O governo também avança com o projeto de implantação de um Centro de Formação de Professores e da Escola Técnica de Hotelaria e Gastronomia nas dependências da antiga Fábrica Tacaruna, com aporte de R\$ 4,2 milhões, sinalizando o foco em qualificação profissional e infraestrutura educacional.

No campo da saúde, o esforço estadual se traduz na ampliação da rede hospitalar com 169 novos leitos na Região Metropolitana desde 2023. Socorro mencionou obras e melhorias significativas em hospitais como o da Restauração, Getúlio Vargas — que terá nova unidade com 500 leitos —, além dos hospitais Agamenon Magalhães, Barão de Lucena, Otávio de Freitas, Dom Helder, o hemocentro Hemope e o hospital psiquiátrico Ulysses Pernambucano. O programa Cuida PE, voltado à realização de procedimentos cirúrgicos, já ultrapassou a marca de 56 mil cirurgias só em 2025, sendo a maior parte delas realizadas na Região Metropolitana do Recife.

A assistência social também figura como um dos pilares da atuação governamental na capital, com destaque para o programa Mães de Pernambuco, que atualmente atende 17.676 mulheres na RMR, sendo mais de 3.700 só no Recife. Segundo a líder do governo, o orçamento destinado à política de assistência e segurança alimentar atingiu R\$ 111 milhões este ano, um recorde histórico. Outro destaque foi a inauguração do Lar Girassol, equipamento voltado ao acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que já está em funcionamento na cidade.

Na área de infraestrutura urbana, Socorro Pimentel citou a realização de obras de contenção de encostas em áreas de risco, como no Jardim Monte Verde, com R\$ 53,2 milhões investidos. Projetos estruturantes, como a urbanização e dragagem do Rio Beberibe, já beneficiam diretamente cerca de 150 mil pessoas. A deputada também destacou a restauração do Canal do Fragoso, com orçamento de R\$ 471 milhões, e melhorias viárias importantes em corredores estratégicos como a Avenida Caxangá, a 2ª Perimetral, a Estrada de Aldeia e o Túnel Felipe Camarão, além da implantação de semáforos inteligentes. A entrega da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cabanga também foi lembrada como um marco para a sustentabilidade urbana.

Um dos focos do pronunciamento foi a revitalização do Centro do Recife, onde o Estado lidera uma intervenção de mais de R\$ 300 milhões no embutimento da fiação elétrica do Recife Antigo, em parceria com a Neoenergia. Além disso, há investimentos na restauração de ícones culturais e religiosos, como o Cinema São Luiz, a Matriz de Santo Antônio, o Santuário do Morro da Conceição e o prédio histórico do Diário de Pernambuco. No eixo habitacional, foram destacadas ações como a construção do Habitacional Frei Caneca e a transformação de imóveis antigos em 272 novas unidades residenciais para famílias de baixa renda, consolidando uma política de reocupação do centro urbano com moradias dignas.

Nenhum comentário: