terça-feira, 30 de setembro de 2025

PERNAMBUCO INTERIORIZA A INOVAÇÃO COM APOIO A EVENTOS ESTRATÉGICOS EM OUTUBRO

Com investimentos em iniciativas no Recife e no Agreste, governo estadual reforça papel de articulador e estimulador do ecossistema de ciência e tecnologia

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE) vai apoiar institucionalmente quatro grandes eventos de inovação e ciência que acontecem em outubro: Agreste TI, em Caruaru; Eli Summit e Rec’n’Play, ambos no Recife; e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada em todo o Estado. A ação faz parte do compromisso da gestão estadual em descentralizar a inovação e impulsionar o ecossistema de CT&I em diferentes regiões de Pernambuco.

“Ao apoiar o Agreste TI, por exemplo, o Estado evidencia a importância de levar oportunidades para além da capital, fortalecendo polos regionais e aproximando jovens, empreendedores e pesquisadores do interior das redes de inovação”, destaca a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro. Ela ainda destaca que o compromisso da gestão é garantir que a ciência e a tecnologia cheguem a todas as regiões, “criando condições para que talentos locais se desenvolvam sem precisar migrar para os grandes centros”, afirma. 

O AgresTI busca transformar o Agreste de Pernambuco em um hub de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento econômico sustentável, conectando a região a oportunidades globais e criando um legado duradouro para suas comunidades. Em sua segunda edição, a iniciativa acontece no dia 01 de outubro, das 8h às 18h, Hotel Sesc Garanhuns, e terá na programação paineis liderados pelo secretário executivo de CT&I, Kenys Bonatti, e o gerente de Formação Tecnológica, Wylliams Santos. 

Na capital pernambucana, eventos como o Eli Summit e o Rec’n’Play irão unir startups, universidades, setor público e empresas em torno da inovação e da economia criativa como uma grande vitrine da atual do Estado no setor. Promovido pelo Sebrae, o Eli Summit Pernambuco acontece de 13 a 15 de outubro.

Considerado como o maior evento gratuito de tecnologia e inovação do Brasil, o Rec’n’Play acontece de 15 a 18 de outubro, no bairro do Recife, com a expectativa de reunir mais de 90 mil pessoas em quatro dias de festival. Com uma programação de mais de 600 atividades interativas e gratuitas, o evento contará com uma arena do Governo do Estado na área aberta do Museu Cais do Sertão. No espaço, o público irá conferir as atuações e oportunidades de fomento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). 

Já a SNCT mobiliza instituições científicas, escolas e museus, ampliando o acesso da população ao conhecimento científico. De 20 a 26 de outubro, o Espaço Ciência será palco de atividades focadas na sensibilização e divulgação da ciência abertas para todos os perfis de públicos. Além disso, o evento contará com uma programação itinerante do Ciência Móvel, projeto que transforma espaços públicos em verdadeiros laboratórios ao ar livre e convida crianças, jovens e adultos a explorarem conceitos científicos de maneira lúdica, experimentando na prática a ciência presente no dia a dia. Entre as atividades apresentadas estão o Show da Química, Banco de Faquir, “Choquinho”, Plataforma Giratória, Globo de Plasma e Fauna do Manguezal.

De acordo com a secretária de CT&I, os eventos fazem parte de uma política contínua do governo estadual para fortalecer o ecossistema de inovação, em consonância com a Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco 2023-2027. “O apoio institucional do Estado é um investimento para gerar impacto social, econômico e científico de longo prazo, atraindo investimentos e fortalecendo a imagem de Pernambuco como referência nacional em ciência e tecnologia”, reforça Mauricélia.


Fotos: Saulo Aleixo/SectiPE

Nenhum comentário: