terça-feira, 14 de outubro de 2025

DOCENTES DA UPE TRANSFORMAM DIA DOS PROFESSORES EM ATO POR VALORIZAÇÃO E JUSTIÇA NA CARREIRA ACADÊMICA

O Dia dos Professores, que acontece nesta quarta-feira (15), será diferente para docentes da Universidade de Pernambuco. As tradicionais comemorações darão lugar a uma mobilização que busca chamar a atenção da Comunidade Acadêmica e do Governo do Estado para a necessidade da criação da função de Professor Titular de Carreira na UPE e da revisão dos critérios de progressão para associado.

Para fortalecer o movimento, os realizadores convocam os docentes e apoiadores para o ato que acontece nesta quarta, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). O encontro contará com uma mesa-redonda com convidados especiais.

Para profª Rejane Ferreira, da equipe que está organizando o ato, a criação da função de Professor Titular de Carreira é uma necessidade dentro da universidade. "Pela atual legislação, não há como um professor da UPE atingir esta função, mesmo com anos de docência e dedicação exclusiva, diferente de grande parte das universidades públicas no país.
Em relação a progressão dos professores adjuntos para a função de associado a injustiça é patente! Esse grupo representa mais de 60% dos docentes que atua na pesquisa, no ensino, na extensão e gestão da UPE e são impedidos de progredir caso não cumpram um critério inalcançável para a maioria deles, ou seja, ser membro de uma pós graduação strictu senso, simplesmente porque não há espaço para todos.
Temos uma proposta dessas justas modificações que se encontram na Secretaria de Administração do governo do Estado de Pernambuco (SAD), fruto de um trabalho de uma comissão tripartite (SAD, UPE e Adupe) que durou mais de 8 meses.
Por isto estamos chamando a comunidade acadêmica a se engajarem nesta luta na que exigimos que seja considerado essa proposta de revisão no plano de carreira da universidade", afirma a professora.

Dados mostram que a UPE tem perdido excelentes quadros para outras universidades públicas e privadas, devido a estas distorções. Com mais docentes reconhecidos e em plena atividade na função de Professor Titular de Carreira, com estabilidade profissional, além dos ajustes nos critérios de progressão, a sociedade ganha com mais projetos, pesquisas, captação de recursos, tecnologia e formação de excelência nas suas unidades espalhadas pelo estado.

Nenhum comentário: