Em mais uma ação voltada à preservação do patrimônio histórico de Pernambuco, a governadora em exercício Priscila Krause vistoriou, nesta quinta-feira (23), as obras de restauração e requalificação do Liceu de Artes e Ofícios, localizado no Centro do Recife. Com investimento de aproximadamente R$ 23 milhões, o projeto é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e tem como objetivo transformar o espaço histórico em um centro dedicado à formação de estudantes e professores.
“O Liceu de Artes e Ofícios já estava fechado há bastante tempo, sem funcionamento, e o prédio vinha se acabando. Estamos restaurando esse lugar lindo e devolvendo, inclusive, as cores originais. O melhor de tudo é que aqui funcionará uma escola técnica voltada à economia criativa, que vai formar nossos jovens. É assim que revitalizamos o Centro do Recife, com estudantes circulando, vivenciando nossa história, nossa cultura e dando vida ao nosso centro”, destacou a gestora.
O novo Liceu de Artes também será um polo de experimentação, inovação e desenvolvimento de práticas pedagógicas e tecnológicas voltadas à educação profissional e técnica, fortalecendo a rede de ensino do Estado. “É muito nobre ver a educação, por meio das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), sendo utilizada para práticas voltadas à economia criativa e à inovação, unindo o patrimônio às novidades que o mundo nos pede”, afirmou o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro.
A iniciativa contempla a restauração completa do prédio tombado, a reforma do anexo e a modernização das instalações elétricas e hidrossanitárias, respeitando as características arquitetônicas originais e assegurando a adaptação às normas de segurança, acessibilidade e funcionalidade exigidas para uma instituição educacional contemporânea.
“Esta será mais uma grande entrega do governo Raquel Lyra. Aqui, temos um programa bem robusto sendo desenvolvido, em uma ação que se soma a uma série de intervenções de reabilitação dos bens culturais materiais do Estado. Todos estão conectados e dando uma nova dinâmica à capital”, pontuou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.
As obras acontecem em várias frentes atualmente. No Palacete, estão em execução os serviços de recomposição de reboco nas fachadas, testes de limpeza das pichações, prospecções pictóricas para identificação das cores originais, além da execução de moldes e aplicação dos ornatos e da implantação de cobertura suplementar.
Na área interna, prossegue o restauro das esquadrias, a recomposição de rebocos, a execução de contrapiso no porão e as instalações complementares de elétrica, cabeamento e climatização, além do mapeamento do madeiramento do piso e da coberta. No Prédio Anexo, estão em andamento as escavações para fundações e montagem de armaduras de concreto, a execução do reservatório inferior e da estrutura do elevador e da escada.
Presente na visita, o pró-reitor da Unicap, Padre Carlos Fritzen, celebrou a parceria institucional. “Para nós, é extremamente importante que, finalmente, depois de muito tempo e uma longa expectativa, se viabilizasse essa grande colaboração com o Governo do Estado, para recuperar e colocar, outra vez, o Liceu à disposição da sociedade”, ressaltou. A prefeita de Igarassu, Professora Elcione Ramos, também esteve presente.
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário