O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) foi a primeira beneficida recebendo 700 pares de tênis, todos descaracterizados por internos do Presídio de Itaquitinga 1 (PIT 1), no âmbito do Programa Novos Passos/SEAP. A entrega simbólica foi realizada no setor de hemodiálise da unidade de saúde.
Para o secretário da SEAP, Paulo Paes, a entrega representa a consolidação de uma importante parceria. “Essa ação valoriza o trabalho prisional como ferramenta de transformação social. Esses objetos que seriam destruídos pela Receita Federal adquirem um novo significado e beneficiam pessoas que estão no cárcere e as que estão fora dele”, destacou Paes.
À tarde, a entrega foi realizada na Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas. O secretário Carlos Braga recebeu 280 pares de tênis “A SAS tem como um dos seus pilares o acolhimento de crianças e adolescentes e hoje recebemos 280 tênis, que vamos entregar, no Dia das Crianças, a todas as crianças que estão acolhidas em nossas Casas, bem como a jovens nas residências inclusivas e àqueles do Programa Atitude”, afirmou Braga.
A presidente do Imip, Silvia Rissin, falou da importância da ação. “Não é só o sapato em si, é o gesto, é a inclusão da sociedade civil, através de vários segmentos, que participam da nossa obra, então nós sentimos que as pessoas se envolvem em ajudar o próximo e trazem uma doação que não é só material, é emocional, espiritual”, afirmou a Rissin.
Somente no PIT 1 já foi concluída a descaracterização de 1.500 peças, entre calçados e mochilas. Ao longo da ação, serão contempladas cerca de 40 pessoas privadas de liberdade, de quatro unidades prisionais da Região Metropolitana do Recife e Interior do Estado. Além de tênis, haverá descaracterização e doação de cuecas e roupas infantis.
“A Receita Federal já vem com um direcionamento há algum tempo de não destruir mais as mercadorias, ela queria achar uma ressignificação de forma que algo ruim se transformasse em algo bom. Hoje, estamos trazendo tênis descaracterizados por pessoas com restrição de liberdade. Eles aprendem um novo ofício e a sociedade é quem ganha”, disse a auditora-fiscal e superintendente da 4ª Região Fiscal (Recife), Myrelle Miranda. Todos os internos têm direito à remição de pena e pagamento, conforme a lei de Execução Penal.
Participaram da entrega no Imip, além de Paulo Paes, Silvia Rissin e Myrelle Miranda, a presidente da Fundação Alice Figueira, Elizabeth Veiga; a superintendente-geral do IMIP, Tereza Campos; o gerente-geral de Ressocialização, Augusto Salles; o superintendente de Trabalho e Ressocialização, Alexandre Felipe; a chefe de gabinete, Renata Borba/SEAP; o gestor do PIT 1, Marcelo Pinto; e a analista-tributário e gestora de Cidadania Fiscal da 4ª Região Fiscal, Barbara Monte.
Imagens: Divulgação/SEAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário