terça-feira, 11 de novembro de 2025

CARUARU SAI NA FRENTE: ESCOLAS MUNICIPAIS JÁ GARANTEM ÁGUA POTÁVEL HÁ MAIS DE OITO ANOS, ANTES MESMO DE LEI FEDERAL

Enquanto o Senado Federal acaba de aprovar o Projeto de Lei nº 5.696/2023, que obriga os poderes públicos a garantirem água potável dentro das escolas públicas, Caruaru já se destaca por estar muito à frente dessa exigência. Desde 2017, todas as unidades da Rede Municipal de Ensino contam com o fornecimento de água tratada e adequada ao consumo de alunos, professores e demais servidores.

A medida, que agora se torna obrigatória em todo o país, já é uma prática consolidada no município, resultado de uma política educacional voltada não apenas para a aprendizagem, mas também para o bem-estar e a saúde das crianças. Atualmente, Caruaru possui 34 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 10 Escolas em Tempo Integral (ETIs) e 104 Escolas Regulares, além de 12 anexos — todos com acesso garantido à água potável.

De acordo com o secretário de Educação e Esportes, Kaio Colaço, a oferta desse recurso essencial reflete o compromisso da gestão com uma educação de qualidade e com condições dignas para toda a comunidade escolar. “Água potável é um recurso básico que deve ser oferecido obrigatoriamente dentro de qualquer escola. Aqui em Caruaru, essa realidade já vem sendo vivenciada há muitos anos, principalmente pela gestão atual, que não só prioriza o básico, mas busca constantemente ampliar a infraestrutura das nossas unidades”, destacou.

Com ações contínuas de manutenção, modernização das estruturas e ampliação do acesso a serviços essenciais, Caruaru consolida sua posição como referência em políticas públicas educacionais no Agreste pernambucano. A nova lei, que ainda será sancionada, reforça uma prática que já faz parte da rotina e do compromisso da cidade com a educação de qualidade e o cuidado integral com seus estudantes.

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: