Reforçando o caráter decisivo do encerramento do Conexões, que reúne governo, especialistas, investidores e representantes da sociedade civil em torno do tema, o evento tem presenças confirmadas da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; do diretor de empreendimentos da Infra S.A., André Luiz Ludolfo; além do superintendente da Sudene, Francisco Alexandre; o presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto; o especialista em transporte e professor Maurício Pina; e o consultor de logística e professor da UPE, Guilherme Magalhães.
“Hoje entregaremos uma carta que traduz a escuta feita em todas as regiões por onde passamos. São contribuições diretas de quem produz e vive os desafios da economia real. É uma síntese do que Pernambuco espera da ferrovia e do futuro que queremos construir com ela”, afirma Patrícia Raposo, CEO do Movimento Econômico. A carta de intenções será entregue às autoridades como um documento de referência para as etapas que antecedem a operação plena do trecho Salgueiro–Suape do empreendimento.
Escuta e construção - O Conexões Transnordestina passou por Salgueiro, Araripina, Petrolina, Belo Jardim e Caruaru, reunindo representantes do polo gesseiro, da fruticultura, avicultura, indústria e comércio. Em Suape, o foco será o futuro e as perspectivas de como a chegada da ferrovia ao porto pode ampliar a competitividade logística de Pernambuco, atrair novos investimentos e fortalecer cadeias produtivas.
Situação das obras - Paralisadas desde 2016, as obras do trecho Salgueiro–Suape – que possui 544 km, dos quais 179 km estão concluídos – tiveram avanço recente com a publicação, em 31 de outubro, do edital da Infra S.A. para a contratação da empresa responsável pela retomada. A licitação prevê a construção de 73 km entre Custódia e Arcoverde, com orçamento federal de R$ 415 milhões. A abertura das propostas está prevista para janeiro e a expectativa é que os trabalhos recomecem ainda no primeiro trimestre de 2026.
Histórico - A Transnordestina começou a ser construída em 2006 e originalmente ligaria Eliseu Martins (PI) a dois portos: Pecém (CE) e Suape (PE). Em 2022, a concessionária TLSA devolveu o trecho Salgueiro–Suape, alegando inviabilidade econômica. O segmento Eliseu Martins–Salgueiro–Pecém segue em execução, com previsão de conclusão em 2027, estando parte do trecho cearense prestes a entrar em testes. Já o trecho pernambucano deve ser finalizado em 2029, com operação prevista via concessão ou PPP.
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