terça-feira, 18 de novembro de 2025

EM VISITA A DUBAI, MINISTRO SÍLVIO COSTA FILHO E EMBRAER, ANUNCIAM VENDA DE 20 JATOS E PARCERIAS COM A DEFESA


Em missão oficial nos Emirados Árabes Unidos, o ministro de Lula, Silvio Costa Filho, e a Embraer anunciaram, nesta terça-feira, a venda de 20 jatos comerciais e parcerias na área da Defesa. O acordo de compra e venda foi selado com a Air Côte d’Ivoire, companhia aérea nacional da República da Costa do Marfim, que assinou um pedido firme para quatro aeronaves E175, com direito de compra para oito aeronaves adicionais, como parte de sua estratégia de modernização de frota e expansão regional. 

As aeronaves serão configuradas com 76 assentos em duas classes — 12 na classe executiva e 64 na classe econômica — oferecendo aos passageiros uma experiência de viagem confortável e eficiente. O início das entregas está previsto para o primeiro semestre de 2027, e o acordo será incluído na carteira de pedidos da Embraer do 4º trimestre de 2025.

O ministro Silvio e a Embraer também firmado acordo com a Helvetic Airways, que fez um novo pedido firme para três jatos E195-E2, com direitos de compra adicionais para cinco aeronaves. O pedido reforça o compromisso da companhia aérea suíça para uma aviação mais moderna e sustentável.

A primeira aeronave tem entrega estimada para o final de 2026. Cada jato E195-E2 será configurado com 134 assentos em classe única, com assentos Recaro modernos. Este pedido permitirá que a Helvetic Airways aumente a sua frota E2 de 12 para até 20 jatos nos próximos anos, fortalecendo seu posicionamento como uma das principais operadoras europeias da família E-Jet da Embraer.

Além disso, a Embraer assinou dois Memorandos de Entendimento (MoUs) com as empresas Advanced Military Maintenance, Repair and Overhaul Center (AMMROC) e Global Aerospace Logistics (GAL), sediadas nos Emirados Árabes Unidos, marcando um passo significativo na expansão da presença da Embraer Defesa e suporte no Oriente Médio.

'A Embraer é um grande ativo para o Brasil e eu não tenho dúvida que, com esses novos acordos, a companhia se fortalece cada vez mais no cenário mundial. A produção de novas aeronaves é novos negócios sendo abertos e é mais empregos sendo gerados", avaliou Costa Fiho.

DEFESA
Os acordos estratégicos visam explorar oportunidades conjuntas para o desenvolvimento e o suporte aos setores Aeroespacial e Defesa, com foco especial em serviços de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO, na sigla em inglês) e em treinamento para a aeronave militar multimissão KC-390 Millennium. Os MoUs também possibilitarão uma gama mais ampla de atividades colaborativas nos segmentos de defesa e de suporte.

Nos próximos meses, Embraer, AMMROC e GAL aprofundarão as discussões e desenvolverão um plano de trabalho para projetos que aproveitem suas respectivas competências e capacidades. Essas discussões incluirão requisitos de potenciais operadores finais do KC-390, planejamento de suporte futuro à frota, programas de treinamento e serviços de engenharia para modificações de aeronaves.

*MISSÃO*
Entre os dias 18 e 21 de novembro, o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, cumpre agenda oficial na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, acompanhado pelo Secretário Nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, para apresentar o portfólio de oportunidades e investimentos em infraestrutura nos setores portuário e aeroviário brasileiros a operadores do Oriente Médio.

Costa Filho também participa da Dubai AirShow 2025, um dos maiores e mais importantes eventos de aviação do mundo, além de reuniões com autoridades governamentais e líderes de empresas globais de logística e transporte.

Junto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o ministro também assina acordo com o Bahrein para o desenvolvimento dos eVTOLs; sigla para as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, conhecidas como "carros voadores" ou "táxis aéreos". O Bahrein é um dos pioneiros globais na regulamentação desta tecnologia, e a parceria visa acelerar a criação das regras de operação e de infraestrutura.

PROJETOS
No setor portuário, o ministro apresentará o portfólio de projetos e leilões do MPor a grandes operadores globais, visando atrair investimentos privados. A missão também buscará estabelecer uma cooperação técnica focada na troca de experiências em automação, digitalização e sustentabilidade.

Nenhum comentário: