Mostra itinerante, promovida pela Fundarpe, está instalada na Casa da Cultura, em Jaboatão Velho, e visitação aberta até o dia 24 de novembro
A população de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, tem a oportunidade de conhecer de perto os bens materiais e imateriais protegidos em todo o Estado. Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o projeto itinerante Patrimônios de Pernambuco aportou na Casa da Cultura, prédio centenário que está em processo de tombamento pela prefeitura e localizado em Jaboatão Velho. A noite de abertura, nesta quinta-feira (6), teve como destaque a apresentação do grupo jaboatonense Boi Sorrizo, que comemora 20 anos de trajetória na cultura popular.
A visitação está aberta ao público até o dia 24 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h30, com entrada gratuita. Em formato digital e interativo, a mostra reúne painéis informativos, vídeos, QR Codes, conteúdos em Libras, braille e audiodescrição — oferecendo acessibilidade e interatividade para públicos diversos.
De acordo com Mano Casado, técnico da Gerência de Educação Patrimonial da Fundarpe, a mostra é fruto de uma cartilha virtual criada pela Fundação para ser utilizada como material didático em ações de educação patrimonial. Entre os destaques estão os quebra-cabeças dos Patrimônios Vivos, do Patrimônio Material, Imaterial e Ferroviário, além de um painel interativo que convida o visitante a compartilhar suas próprias referências culturais.
“A partir dessa cartilha, transformamos o conteúdo em uma mostra física e interativa, que já circula pelo Estado há três anos e apresenta os patrimônios tombados em Pernambuco — tanto pela gestão estadual, por meio da Fundarpe, quanto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”, explica Mano Casado.
A atração cultural da abertura, o Boi Sorrizo, foi criado na comunidade de Vista Alegre com o objetivo de fortalecer a cultura popular em um território onde havia pouca informação sobre os folguedos tradicionais. Atualmente, o grupo reúne cerca de 30 a 40 integrantes nas apresentações — chegando a levar mais de 120 brincantes aos concursos durante o Carnaval.
“Foi uma alegria participar desse momento da chegada da exposição à nossa cidade. Lá atrás, começamos justamente em um evento que falava sobre patrimônio e, agora, duas décadas depois, estamos celebrando nossa trajetória nesse mesmo contexto”, comentou Keninho Lima, presidente e mestre do grupo.
Formação - Como parte da programação, foi promovida nesta quinta-feira (6) a formação “Patrimônio de Pernambuco: Caminho para a Identificação e Proteção de Nossas Referências Culturais”, voltada a professores das redes estadual e municipal, agentes culturais, representantes da sociedade civil, conselhos, institutos históricos e pesquisadores.
“Foi um momento especialmente dedicado aos professores e gestores das redes estadual, municipal e privada, com apoio das Secretarias de Educação de Pernambuco e do município, com o propósito de despertar o sentimento de pertencimento e valorizar os bens culturais da própria cidade”, ressaltou Mano Casado.
Durante a formação, foram apresentados conceitos sobre patrimônio, identificação de bens culturais e metodologias participativas, além do convite para que os participantes incentivem as comunidades locais a visitar a exposição.
Para Fernanda Souza Leão, gerente de Cultura de Jaboatão dos Guararapes, a iniciativa é essencial para fortalecer a educação patrimonial.
“Desde cedo, as crianças precisam entender a importância de valorizar e preservar os patrimônios da nossa cidade. Fiquei muito feliz ao ver aqui representados alguns dos nossos Patrimônios Vivos, como o Mestre Saúba, Dona Prazeres e Índia Moreno — pessoas que fazem parte da história de Jaboatão e que, muitas vezes, os próprios alunos ainda não conheciam”, destacou.
A iniciativa integra o Programa de Educação Patrimonial da Fundarpe, consolidado por decreto do Governo de Pernambuco, e tem como objetivo ampliar o acesso à cultura e às políticas de preservação. Em 2024, a mostra já passou por Jaqueira, Arcoverde, São José do Belmonte, Santa Maria da Boa Vista, Petrolândia, Belo Jardim, São José do Egito e Nazaré da Mata. Depois de Jaboatão dos Guararapes, encerrará o circuito em Olinda, em janeiro do próximo ano.
Serviço:
Exposição Patrimônios de Pernambuco em Jaboatão dos Guararapes
Casa da Cultura (Praça Nossa Sra. do Rosário, 670 - Centro, Jaboatão dos Guararapes)
Visitação até 24 de novembro
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h; e das 14h às 16h30
Gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário