Formação para professores foi feita em parceria com Google e Safetec e inaugura nova fase de inovação e conectividade nas escolas de Pernambuco
A governadora Raquel Lyra comandou, nesta terça-feira (18), a abertura do maior aulão já realizado em Pernambuco sobre o uso de inteligência artificial na educação. Promovido em parceria com as gigantes da tecnologia Google e Safetec, o evento reuniu mais de 2,2 mil professores de todas as regiões do Estado. Durante a ocasião, a gestora anunciou o lançamento de 625 mil licenças do programa Google for Education Plus para a rede estadual.
“Hoje temos uma aula inicial para apresentar o Google for Education, com a abertura de 625 mil licenças para cada profissional da educação e estudante, permitindo que usem a plataforma de forma a customizar o atendimento aos nossos alunos, acompanhando as dificuldades e desafios de cada um. É mais um passo que o Governo de Pernambuco dá para garantir uma educação mais inclusiva e para que o uso de novas tecnologias também fortaleça as conexões entre nossos alunos e professores”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
As licenças garantem acesso a todo o ecossistema de ferramentas do Google para educação, incluindo o Gemini, a inteligência artificial da plataforma. Das 625 mil licenças disponibilizadas, 520 mil serão destinadas aos alunos, enquanto o restante atenderá professores, gestores e coordenadores.
Para o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, a iniciativa representa uma mudança de chave na formação continuada e no uso de tecnologia nas escolas. “Inserimos hoje, dentro da parceria com o Google, a possibilidade de que gestores, professores e estudantes tenham acesso às plataformas do Google com inteligência artificial, conseguindo dar uma mudança tecnológica dentro do processo da rede estadual, com conectividade na veia”, disse o titular da pasta.
A proposta do evento foi mostrar a professores, gestores e coordenadores como essas ferramentas podem impulsionar o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Durante o encontro, os participantes também tiveram acesso a exemplos práticos de como aplicar as ferramentas na gestão escolar e no trabalho pedagógico.
Para o professor de matemática Luís Carlos, da Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, no Recife, o uso de novas tecnologias tem sido determinante para aprimorar o trabalho em sala de aula. “Ser professor requer muito esforço, mas sabemos que as novas tecnologias têm nos ajudado bastante no fazer pedagógico e no planejamento. Isso é algo extremamente gratificante”, ressaltou o educador.
O head de Educação do Google para a América do Sul, Alessandro Leal, reforçou o papel estratégico da iniciativa. “O que estamos vendo aqui é algo magnífico. Tudo isso é de suma importância para cada um de nós e para o futuro desse país que são os nossos alunos. Nada é feito sem pessoas. Tecnologia é somente um meio", afirmou o representante.
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário