quinta-feira, 20 de novembro de 2025

GOVERNO DE PERNAMBUCO ACOMPANHA AVANÇO DAS OBRAS DO PRÉDIO N.E.R.D, NOVO HUB DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO NO BAIRRO DO RECIFE

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, realizou nesta quarta-feira (19) uma visita técnica às obras do N.E.R.D - Núcleo de Empreendedorismo e Residência Tecnológica, iniciativa estratégica fomentada pelo Governo do Estado para fortalecer o ecossistema de inovação do Recife. A agenda contou com a presença dos secretários executivos Teresa Maciel e Kenys Bonatti; da chefe de gabinete, Kátia Karine; além do diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital, Heraldo Ourem; e do gerente de Território do Porto Digital, Gustavo Rocha.

Localizado no Bairro do Recife, o prédio de três pavimentos está sendo projetado para abrigar espaços de formação, mentoria, incubação e aceleração de novos negócios de base tecnológica. O equipamento, que teve ordem de serviço assinada em julho pelo Governo do Estado, é fruto do contrato de gestão entre o Governo de Pernambuco e o Porto Digital, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 

Durante a visita, a secretária de CT&I, Mauricélia Montenegro, reforçou que o equipamento se soma a uma série de resultados importantes do contrato de gestão entre o Porto Digital e o Governo do Estado. “O N.E.R.D é mais uma entrega dessa parceria que já gerou o Armazém da Criatividade, em Caruaru; que, inclusive, foi reconhecido esta semana com o Prêmio Finep de Inovação no ecossistema do Nordeste. Agora, teremos também esse novo equipamento no centro do Recife e, em breve, uma estrutura em Petrolina, ampliando a presença da inovação em todo o Estado”, destacou.

O diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital, Heraldo Ourém, pontuou que o N.E.R.D representa mais um passo na consolidação de Pernambuco como referência nacional em inovação. “Esse é o novo centro de suporte e empreendedorismo inovador do Porto Digital, no Recife. Esse prédio é todo pensado para que as empresas que já estão decolando tenham um espaço de suporte, mas que aqui também sejam criadas centenas de novas empresas que irão alimentar o nosso ecossistema e gerar uma plataforma de negócios na economia tradicional e de tecnologias digitais”, ressaltou.

Com previsão de entrega em maio de 2026, a iniciativa irá ampliar a capacidade de atendimento a empreendedores, estudantes, profissionais criativos e startups, criando um ambiente estruturado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas à economia digital e tradicional. “O Governo de Pernambuco segue comprometido em fomentar tecnologia, inovação e empreendedorismo. É assim que fortalecemos nosso desenvolvimento econômico e social”, completou a secretária Mauricélia

Nenhum comentário: