sábado, 8 de novembro de 2025

ROMERO ALBUQUERQUE INCENTIVA ENTREGA VOLUNTÁRIA DE CAVALOS E LEMBRA PROJETO QUE PROÍBE TRAÇÃO ANIMAL EM TODO O ESTADO

O deputado estadual Romero Albuquerque (UB) parabenizou a iniciativa da Prefeitura do Recife, que deu início nesta sexta-feira (7) ao pagamento de indenizações e entrega de benefícios aos condutores que aderiram ao programa de entrega voluntária de cavalos e carroças. A ação faz parte do Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal (VTA), que prevê o fim do uso de animais para transporte na capital até 31 de janeiro de 2026.

Romero destacou que a medida está em sintonia com o projeto de lei  estadual n° 134/2019, de sua autoria, que pretende proibir o uso de tração animal em todo o território de Pernambuco. _“É um avanço importante ver o Recife colocando em prática uma política pública que respeita os animais e oferece novas oportunidades para os carroceiros. O nosso objetivo é ampliar essa proteção para todo o Estado_”, afirmou o parlamentar.

Para Romero, a entrega voluntária representa “um passo civilizatório na proteção dos animais e na valorização do trabalho humano”. Ele lembrou que, em cidades como Recife, a transição tem sido feita com diálogo e apoio social, e defendeu que o Estado siga o mesmo caminho “para que nenhum cavalo precise mais sofrer puxando carroças pelas ruas de Pernambuco”.

Durante a cerimônia, realizada no Compaz Lêda Alves, no bairro do Pina, seis condutores cadastrados no censo de Veículos de Tração Animal (VTA) receberam indenizações de R$ 1.200 por animal e carroça entregues, além de bikes elétricas e vagas de emprego na limpeza urbana. Ao todo, foram recolhidos cinco carroças e sete cavalos, que serão encaminhados ao Centro de Vigilância Ambiental (CVA).

Segundo o Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais, o programa busca garantir uma transição segura e novas fontes de renda para as famílias que viviam da tração animal.

Ainda em novembro, um novo censo será realizado permitindo que mais condutores se cadastrem e tenham acesso aos benefícios. Aqueles que não se regularizarem até o prazo final estarão sujeitos a multas e recolhimento dos animais.

Nenhum comentário: