quinta-feira, 13 de novembro de 2025

TORRE MALAKOFF ABRE EXPOSIÇÃO “OBSERVA 3” COM OBRAS DE CINCO ARTISTAS VISUAIS

Abertura será nesta sexta-feira (14), às 19h. Visitação é aberta ao público, que poderá conhecer mostras individuais no equipamento cultural gerido pela Fundarpe

O Observatório Cultural Torre Malakoff, localizado no Bairro do Recife, abre as portas nesta sexta-feira (14), às 19h, com a nova etapa da exposição Observa 3 – que reúne cinco artistas e suas obras selecionadas no edital de ocupação de pautas do espaço de artes integradas: Mitsy Queiroz, com Metal Base; Micaella Alcântara, com Os 4 Elementos: "Expresse seus sentimentos através do Barro; Vitória Vatroi, com Dentro das raízes - Entre mundos; Amanda de Souza, com Cidade das Mestras: Mulheres da Jurema; e Laura Pascoal, com Ternura indômita. 

Com gestão do Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Torre Malakoff tem entrada gratuita e visitação aberta ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; e aos domingos, das 14h às 18h. A exposição Observa 3 estará em cartaz no espaço cultural até o dia 8 de fevereiro de 2026.

De acordo com Carol Chaves Madureira, administradora da Torre Malakoff, o Observa tem se consolidado como um dos mais importantes prêmios das artes integradas de Pernambuco. “Nos editais deste ano, recebemos 96 inscrições, e 10 artistas foram premiados com R$ 15 mil cada, reconhecendo a potência e a produção contemporânea pernambucana, valorizando tanto a diversidade quanto a representatividade das expressões artísticas”, destaca.

MOSTRAS DO OBSERVA 3 - O térreo da Malakoff será ocupado pela exposição fotográfica de Mitsy Queiroz, Metal Base, que consolida uma pesquisa no qual o artista explora a fotografia analógica não apenas como registro, mas como um agente ativo, um corpo sensível que captura e é transformado por essas narrativas Também está prevista uma roda de diálogo sobre a fotografia experimental contemporânea no Estado e seus desafios com materialidades obsoletas, com tradução em Libras.

Já o primeiro andar do espaço receberá as mostras das artistas:  Micaella Alcântara, Os 4 Elementos: Expresse seus sentimentos através do Barro, na qual conduz o público a um mergulho sensorial e simbólico nas matérias que compõem a vida: terra, água, fogo e ar. Seu ponto de partida é o barro, elemento primordial que ocupa o centro das narrativas sobre a origem da humanidade. 

Vitória Vatroi, com a exposição Dentro das raízes - Entre mundos, leva o público às profundezas da memória e da textura viva do barro, numa experiência imersiva, multissensorial e em constante metamorfose. Ancorada em pesquisas sobre tempo, território e o legado ancestral da terra, a mostra, que conta com audiodescrição, propõe uma reconfiguração da memória através da fabulação e da cocriação, em um diálogo potente que ressoa com a urgência dos debates ambientais globais. 

Com Cidade das Mestras: Mulheres da Jurema, Amanda de Souza propõe uma nova leitura de retratos de mulheres negras do século XIX e XX.  Com curadoria de Cleonardo Maurício Júnior, pesquisador do Museu Nacional (RJ), a proposta é transformar fotografias históricas em pinturas digitais que evocam entidades femininas da Jurema Sagrada e perspectivas apagadas pela história oficial.

Laura Pascoal, com Ternura indômita, apresenta sua nova pesquisa em torno das polaridades da vida: a ternura e a selvageria; a força e a fragilidade; a alegria e a tristeza; o quente e o frio. O maximalismo de elementos, os animais selvagens, os tecidos estampados, as tipografias vernaculares, os emoticons digitais e o universo gráfico fazem parte da mitologia particular da artista, que retrata desde a imagem caótica do mundo atual até o seu próprio sentimentalismo.

TORRE MALAKOFF – O equipamento cultural é um importante monumento gerido pela Fundarpe, localizado no Bairro do Recife, área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Foi construído no século 19, com materiais provenientes da demolição do Forte do Bom Jesus, para servir como observatório astronômico e portão monumental do Arsenal da Marinha. Atualmente, conta com seis salas de exposição, além de salas educativas e administrativas e um anfiteatro na área externa. 

Mitsy Queiroz – Artista e pesquisador em processos experimentais de fotografia analógica, investiga o erro, o tempo e as relações entre humanos e o ambiente aquático. Mestre em Processos Criativos, atua desde 2012 em mostras, salões e residências artísticas, com obras em acervos como o da Pinacoteca de São Paulo. Sua prática combina arte, educação e experimentação visual.

Amanda Priscila – Mestra em Educação, Culturas e Identidades e especialista em Museus, Identidades e Comunidades. Artista visual e produtora cultural desde 2013, atuou em coletivos, gestão de setor educativo e exposições em Pernambuco. Pesquisa a criação a partir das tecnologias digitais, da reescrita de arquivos e da ancestralidade presente na Jurema Sagrada e no Candomblé.

Micaella Alcântara – Artista visual e ceramista com 18 anos de trajetória, nascida no Alto de Santa Teresinha (Recife). Formada em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), é empreendedora à frente de seu ateliê há cinco anos. Em “Os Quatro Elementos”, sua obra em cerâmica, representa o elemento terra e explora formas geométricas como expressões de energia, sabedoria e força.

Laura Pascoal – Artista visual nascida em Itabuna (BA) e graduada em Artes Visuais pela UFPE. Vive em Recife desde 2013 e desenvolve obras que partem da observação do cotidiano urbano e da cultura popular. Em suas pinturas, mistura gesto pictórico, texto e elementos gráficos, criando narrativas marcadas pelo afeto, pelo excesso e pela teatralidade.

Vitória Vatroi – Artista visual, pesquisadora, ceramista e cineasta recifense. Graduada em Design Gráfico pelo IFPE, atua desde 2011 de forma multidisciplinar, integrando os coletivos CARNI e TROVOA. Em sua poética, reflete sobre memória, tempo e natureza, modelando o barro como linguagem simbólica e criando mundos fabulatórios que mesclam ancestralidade e imaginação.


SERVIÇO:

Observa 3 - Fase 2
Observatório Cultural Torre Malakoff (Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife – Recife – PE)

Abertura: sexta (14), às 19h 

Visitação: terça a sexta-feira, 10h às 17h, domingos, 14h às 18h

Entrada gratuita

Mais informações: (81) 3184-3180 | torre.malakoff@gmail.com

Nenhum comentário: