O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, afirmou, nesta quarta-feira (17.12), durante a abertura dos trabalhos do Alepe Cuida em Brejão (Agreste), que o programa será fortalecido e ampliado em 2026. “Estamos aqui, na última edição do ano, disponibilizando consultas e exames médicos, além de serviços de cidadania, já planejando o atendimento para muitos outros municípios no próximo ano. Nosso compromisso é reforçar o papel social da Assembleia”, ressaltou.
O programa, que existe desde novembro 2023 e é o carro-chefe das iniciativas sociais da Alepe, oferecendo serviços de saúde, bem-estar e cidadania e empreendedorismo, em parceria com órgãos públicos e privados, atenderá moradores de Brejão até amanhã (18.12) no Estádio Municipal José Teixeira de Araújo.
O prefeito de Brejão, Saulo Maruim, que acompanhou o deputado na visita dos estandes de atendimento, destacou que o Alepe Cuida vai desafogar a fila de pacientes que buscam consultas e exames médicos e, principalmente, vai agilizar o encaminhamento dos casos com indicação de cirurgias. “Agradecemos à Alepe, ao presidente Álvaro Porto e aos profissionais pela disponibilidade e decisão de trazer o programa para o nosso município. A população está sendo muito bem atendida e o município satisfeito com os benefícios viabilizados pelo Alepe Cuida”, disse, ao lado de secretários e vereadores.
Nesta edição, estão sendo oferecidas consultas nas especialidades de dermatologia, clínica geral, otorrino, proctologia e também atendimento odontológico. Dentre outros exames oferecidos estão ultrassonografias de mama, endovaginal, tireóide, abdômen total, mamografia e pé diabético. Todo o trabalho tem a coordenação da Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe.
Na área de cidadania, a população dispõe de serviços como negociação débitos de água e luz com a Compesa e Neoenergia; microcrédito para Microempreendedor individual (MEI) e autônomos, ofertado pelo BNB; e emissão de carteira de identidade com isenção de taxa para maiores de 60 anos pela Secretaria de Defesa Social (SDS).
A Defensoria Pública está oferecendo orientação jurídica para casos de pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade e correção de registro. O Detran-PE também está com estande de serviços em Brejão.
Este ano o Alepe Cuida esteve em Limoeiro, Paulista e Olinda somando mais de 13,3 mil atendimentos. Já o o programa 'Juntos Nos Cuidamos', que reúne as ações do Outubro Rosa e Novembro Azul - também iniciativa nascida com o Alepe Cuida - chegou, este ano, a 19 mil atendimentos em sua terceira edição, realizada em frente à Assembleia.
Fotos: Lucas Patrício
Nenhum comentário:
Postar um comentário