Complexo portuário industrial será projetado comercialmente, nesta quarta-feira, como hub logístico e como a melhor rota do Brasil para a Ásia em evento com embaixadores, parlamentares, empresários e autoridades
O diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto, apresenta nesta quarta-feira (10), em Brasília, a infraestrutura logística do porto e as potencialidades do complexo industrial como base estratégica para as conexões entre o Nordeste e o Sudeste Asiático.
O evento é promovido pelo Instituto Ásia-Pacífico e pela Frente Parlamentar Mista Brasil-ASEAN, do Congresso Nacional, que tem como presidente o deputado federal Waldemar Oliveira (PE). Nove embaixadores de países do Sudeste Asiático, representantes do Japão e da China, empresários de diversos setores, diplomatas, autoridades e parlamentares já confirmaram presença.
Armando Bisneto informa que o foco é a promoção comercial de Suape, na expectativa de atração de investimentos estrangeiros. “Também queremos lançar o porto como opção para que esses países enviem os seus produtos para o Brasil ou usem Suape como ponto de distribuição”, destacou o gestor, ressaltando, ainda, a expectativa da prospecção de linhas marítimas que permitam a exportação de bens produzidos no polo industrial do complexo e na região.
O Sudeste Asiático — formada pelo Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia, Vietnã, Brunei e Timor Leste — reúne mais de 680 milhões de consumidores e tem PIB superior a US$ 4 trilhões. Trata-se de um importante destino para exportações brasileiras, como soja, trigo, açúcar e derivados de petróleo.
Suape já conta, desde 2024, com uma linha marítima regular e semanal de longo curso que o conecta diretamente com a Ásia, especificamente com Singapura e outros importantes portos daquele continente. O atracadouro pernambucano, localizado na Região Metropolitana do Recife, é o sexto porto público mais movimentado do país e um dos principais polos de desenvolvimento do Nordeste.
COOPERAÇÃO
A programação também prevê a assinatura de uma cooperação técnica entre Suape e a Frente Parlamentar, assim como pronunciamentos dos embaixadores Nguon Hong Prak (do Reino do Camboja, representando os diplomatas da ASEAN), do embaixador Alex Giacomelli (Ministério das Relações Exteriores) e de ministros do Governo Federal.
Além do deputado federal Waldemar Oliveira, o evento foi articulado pelo secretário-executivo da Frente Parlamentar, Alex Kawano, e pelo presidente do Instituto Ásia-Pacífico, Alberto Carbonar.
Criada em março de 2025, a Frente Parlamentar Mista Brasil-ASEAN atua como elo entre o setor produtivo, o Congresso e parlamentos asiáticos, trabalhando para ampliar mercados, reduzir barreiras comerciais e atrair investimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário