A imunização contra a brucelose continua sendo obrigatória para bezerras bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses.
A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) do Governo do Estado alerta produtores rurais e médicos-veterinários para as mudanças no fluxo da vacinação contra a brucelose, que agora passa a ser realizado integralmente pelo Sistema de Integração Agropecuária de Pernambuco (SIAPEC).
Antes da implantação do módulo no sistema, o processo envolvia etapas manuais. O receituário e o atestado de vacinação eram emitidos em blocos próprios, a vacina era adquirida na revenda, aplicada no animal e, posteriormente, o produtor precisava se deslocar até uma unidade da Adagro para registrar a vacinação no sistema.
“Com o novo fluxo, todas as etapas passam a ser feitas de forma digital. O receituário é emitido diretamente no SIAPEC, a venda da vacina fica vinculada a esse receituário, e a declaração da vacinação é realizada pelo médico-veterinário no próprio sistema”, explica a fiscal agropecuária e coordenadora do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose da Adagro, Rosanny Holanda.
Após a declaração, o atestado de vacinação é gerado automaticamente. O atestado fica disponível para impressão no SIAPEC, devendo ser impresso, assinado e carimbado pelo médico-veterinário. Uma via deve ser entregue ao produtor rural, que não precisa mais comparecer ao escritório da Adagro para lançar a vacinação.
Prazo vacinação - A imunização contra a brucelose continua sendo obrigatória para bezerras bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses. Antes, ao mudar de faixa etária, o bloqueio de trânsito do animal era liberado. Agora, a inadimplência acompanha o animal até que a vacinação seja regularizada. Sem a vacinação em dia, o trânsito de bovinos e bubalinos permanece bloqueado, sendo liberado somente após a regularização no sistema.
A Adagro reforça que vacinar no prazo é fundamental para proteger o rebanho, a saúde pública e a regularidade sanitária da propriedade rural. As mudanças exigem atenção de todos os elos envolvidos no processo de vacinação contra a brucelose. Em caso de dúvidas, os produtores podem procurar o escritório da Adagro mais próximo ou entrar em contato pelos telefones (81) 3181-4516 e (81) 99488-2992, ou pelo e-mail pncebt@adagro.pe.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário