terça-feira, 20 de janeiro de 2026

GOVERNADORA RAQUEL LYRA ENTREGA NOVA ETAPA DA ADUTORA DO AGRESTE E GARANTE ABASTECIMENTO DIÁRIO DE ÁGUA EM BEZERROS

Cerca de 65 mil pessoas serão beneficiadas com as águas do São Francisco que chegam à cidade, garantindo a ampliação do abastecimento e o fim do antigo regime de cinco dias com água e 25 dias sem
Após anos convivendo com a escassez de água, a artesã Josy Santos vê a rotina em Bezerros, no Agreste Central, começar a mudar. “Vi muitos turistas que queriam investir na cidade, mas desistiam ao saber que a água não vinha com abundância. Agora temos água sempre e a oportunidade de crescer ainda mais”, relatou. A mudança no cotidiano da população foi marcada, nesta terça-feira (20), pela entrega de mais um trecho da Adutora do Agreste pela governadora Raquel Lyra, no Lote 5B da obra, que liga Caruaru a Gravatá e passa por Bezerros, onde a água é tratada.

Com o início da operação do novo trecho, cerca de 65 mil pessoas passam a ser beneficiadas. A cidade, que antes era atendida no regime de cinco dias com água e 25 dias sem, agora conta com mais água nas torneiras. O investimento foi de R$ 70 milhões, executado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), por meio de uma pactuação entre o Governo de Pernambuco e o Governo Federal. 

“Temos a alegria de inaugurar a nova etapa da Adutora do Agreste, entregando água para Bezerros, que sai de forte rodízio de abastecimento e agora tem cobertura de 93% da cidade com água todos os dias. As próximas etapas da Adutora, que já estão em testes, levará água para Gravatá,  Surubim, Casinhas, Frei Miguelinho e Riacho das Almas, depois seguimos para Passira e Caruaru.  Esse é um trabalho que tem muitas mãos. Hoje é um dia de libertação, não ter água é ter que abdicar de todos os seus sonhos. Agora, estamos permitindo ao nosso povo o direito de sonhar novamente”, celebrou a governadora Raquel Lyra. 

A água que chega ao município é captada da Transposição do Rio São Francisco, passa por Caruaru e é tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Bezerros, percorrendo 26 quilômetros até a distribuição. Com isso, a cidade reduz a dependência de mananciais locais. 

“Essa é uma emancipação hídrica da cidade de Bezerros. Foram 154 anos e a água chegou agora, depois de uma obra complexa, paralisada há muitos anos. Só em 2025 nós entregamos mais de 100 obras em todo o Estado e esse ano vamos aumentar essas entregas, é água chegando em todo canto. Não entregamos só obra, mas mudança, transformação, dignidade, emprego, qualidade de vida e saúde também”, afirmou o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.

Ainda de acordo com o presidente, outras cidades vão receber água também da Adutora do Agreste, a exemplo de Gravatá, São Bento do Una, Toritama, Brejo, Buíque, Iati e Águas Belas.

Desde novembro de 2024, Bezerros vinha sendo atendida de forma emergencial pelo Sistema Brejão/Araçá, com vazão de 130 litros por segundo, diante do baixo nível do Sistema Jucazinho, que opera com apenas 0,71%. Com a nova etapa, a vazão passou a ser de 250 litros por segundo.

Segundo a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, o avanço representa um passo decisivo para superar um cenário histórico de escassez hídrica no município. “Bezerros dependia quase 70% da água de Jucazinho, que hoje tá abaixo de 1%, vivemos ano passado três episódios de praticamente zerar. Com a Adutora do Agreste, garantimos que a população tenha mais água potável na torneira. É uma virada de página”, afirmou a prefeita. 

Também presente, o deputado federal Mendonça Filho destacou a necessidade histórica enfrentada pela população. “O esforço que a gestão tem feito desde o primeiro dia para trazer esse bem tão importante  para a vida, que é a água, é notável e merece o reconhecimento. O povo agrestino nota isso”, acrescentou. Já o deputado estadual Joaozinho Tenório elogiou a quantidade de ações da gestão. “O Governo do Estado tem uma visão fora do comum: água, estrada, segurança, educação. É obra e investimento em todas as áreas”, afirmou. 
ADUTORA - A Adutora do Agreste é uma das mais importantes obras de infraestrutura hídrica de Pernambuco. No Estado, a adutora avança com diversas frentes de trabalho em execução e a primeira etapa prevê investimento total de R$ 2 bilhões. Ao final desta etapa, o sistema beneficiará cerca de 1,3 milhão de pessoas em 23 municípios, dos quais cidades como Caruaru, Pesqueira, Belo Jardim e Arcoverde já recebem água.
SEGURANÇA - No evento, a governadora Raquel Lyra também anunciou o início das obras da nova sede do Corpo de Bombeiros de Bezerros, além de ter autorizado o início da construção da Delegacia de Bezerros e do novo Batalhão da Polícia Militar da cidade.

Também estiveram presentes os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); e os prefeitos Duguinha Lins (São Joaquim do Monte), Ridete Pellegrino (Jaqueira), Fabinho Lisandro (Salgueiro), Fátima Borba (Cortês), Dió Filho (Riacho das Almas), Zé Elias Filho (Calçado), Edson Lopes (Lagoa do Ouro), Saulo Maruim (Brejão), Severino Silvestre (Passira), Joel Gonzaga (Feira Nova), Pité (Quipapa), Pedro Pilota (Itaíba) e Helinho Aragão (Santa Cruz do Capibaribe).


Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Nenhum comentário: