Um carnaval diferente

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

SERVIÇO SOCIAL DO HOSPITAL REGIONAL RUY DE BARROS CORREIA EM ARCOVERDE FAZ CERCA DE 150 ATENDIMENTOS POR DIA

O Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde, pertencente à rede estadual de saúde em Arcoverde, no Sertão do Moxotó em Pernambuco, estruturou e ampliou à atenção no Serviço Social da unidade. Importante para o acolhimento, a orientação e a organização dos fluxos assistenciais na unidade. Ao longo das últimas semanas, diversas ações foram intensificadas para garantir cuidado integral aos pacientes e suporte adequado aos acompanhantes. O setor realiza cerca de 150 atendimentos por dia, avaliando necessidades sociais e encaminhando cada caso para os serviços adequados.

As atividades incluem atendimentos diários, articulação com municípios da região, acompanhamento beira-leito, integração com a equipe multidisciplinar e atuação direta na continuidade do tratamento após a alta. Entre os casos acompanhados, o Serviço Social conseguiu promover o retorno assistido de pacientes em situação de rua para seus estados de origem — como Minas Gerais e São Paulo — garantindo segurança e reintegração familiar.

Atendimento beira-leito
Um dos destaques apresentados pela equipe é o atendimento beira-leito, no qual as assistentes sociais realizam visitas diretas a pacientes e acompanhantes nos leitos. O objetivo é identificar demandas específicas, orientar sobre direitos, esclarecer dúvidas e organizar encaminhamentos necessários.
“O nosso cuidado também se estende aos acompanhantes, fundamentais no processo de recuperação do paciente. Ele precisa estar bem para que o paciente esteja bem. Nosso olhar é para ambos”, explicou a assistente social do HRRBC, Luana Ferreira.
Ouvidoria e Serviço Social
Além do Serviço Social constante, a gestão do HRRBC implantou uma equipe fixa na Ouvidoria, atuando de forma ininterrupta, 24 horas por dia. As equipes realizam visitas periódicas aos leitos, ouvindo demandas relacionadas à saúde, acomodação e hotelaria, com encaminhamentos imediatos para os setores responsáveis.
Atendendo 13 municípios da região, o HRRBC também recebe pacientes de cidades mais distantes. Muitos chegam à unidade por demandas de baixa complexidade, que poderiam ser resolvidas no município de origem. Após avaliação médica e multidisciplinar, o Serviço Social realiza a articulação de retorno, garantindo medicação e orientações quando necessárias.
“Essa medida reduz o tempo de permanência no hospital, contribui para evitar superlotação e favorece a permanência do paciente junto à família — fator essencial para seu bem-estar. A integração com a Ouvidoria, a atuação beira-leito, a organização dos fluxos e a articulação com os municípios reforçam o papel estratégico do setor na qualidade do atendimento prestado. Com esse trabalho, o Hospital Regional Ruy de Barros Correia reafirma sua missão de cuidar de forma completa, promovendo não apenas assistência em saúde, mas apoio social e emocional aos pacientes e às famílias atendidas,” ressaltou Luana.

Assessoria de Comunicação do HRRBC

Nenhum comentário: