terça-feira, 20 de janeiro de 2026

SUAPE MARCA 4 ANOS DA ESTAÇÃO COMPARTILHAR MASSANGANA COM FOCO NO EMPREENDEDORISMO

A segunda edição do projeto Empreender é Massa vai beneficiar 56 pessoas residentes na comunidade e em áreas vizinhas com cursos diversos
A Estação Compartilhar Massangana, projeto social mantido por Suape, completou quatro anos de funcionamento nesta segunda-feira (19) com o anúncio de novas ações. Serão abertas 56 vagas para o projeto Empreender é Massa II, iniciativa que reforça o compromisso do equipamento comunitário com a inclusão produtiva, a qualificação profissional e o fortalecimento do empreendedorismo local no território do complexo industrial portuário. As inscrições serão anunciadas nos próximos dias pelas redes sociais da estatal.
A execução dos cursos contemplará comunidades inseridas no território de Suape, abrangendo áreas dos municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, com possibilidade de ampliação do público caso as vagas não sejam preenchidas. O investimento previsto para a realização da capacitação é de R$ 101.069,90.
O diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto, informa que o Empreender é Massa II simboliza a consolidação de uma trajetória de sucesso do projeto, marcada por impacto social e diálogo permanente com a comunidade. “Desde a inauguração, a Estação Compartilhar já soma mais de 15 mil atendimentos, beneficiando mais de 600 famílias, com a realização de 275 atividades, entre cursos, oficinas, ações formativas e iniciativas de apoio social”, destacou o gestor.
A nova capacitação dá continuidade ao Empreender é Massa I, que resultou na elaboração de um projeto pedagógico estruturado, na produção de cadernos educativos digital e impresso. A forte adesão dos participantes e a demanda por cursos voltados à gastronomia motivaram a realização da segunda edição, aproveitando a metodologia e os materiais já consolidados.
O Empreender é Massa II será desenvolvido em 12 módulos, com encontros presenciais de seis horas-aula cada, combinando três horas de conteúdo teórico e três horas de atividades práticas. Cada módulo abordará temas específicos e receitas diferentes, promovendo uma formação integrada, voltada ao aprimoramento técnico e a gestão de pequenos negócios. 
O relançamento do curso, de acordo com Armando Bisneto, é um desdobramento das ações de ESG (gestão ambiental, social e de governança) que vêm sendo empreendidas no território de Suape. “Celebrar os quatro anos da Estação Compartilhar com o lançamento do Empreender é Massa II reforça a nossa convicção de que investir nas pessoas é parte indissociável do desenvolvimento local. O equipamento é um exemplo concreto de como o crescimento do complexo pode gerar oportunidades duradouras e compartilhadas com a comunidade”, enfatiza o diretor-presidente.
Moradora de Massangana, a trajetória de Renata Maria, que é uma especialista em bolos e pães artesanais, traduz o sucesso do projeto. “Cheguei aqui exatamente há quatro anos, como aluna e agora sou professora, já trazendo outras mulheres para dentro da cozinha-escola para empreender. A gente já produz para fora, divulgando delícias e tradições da nossa terra. Estou muito feliz”, conta a empreendedora.
O diretor de Sustentabilidade e Inovação de Suape, Sóstenes Alcoforado, destaca que o Empreender é Massa II reflete o amadurecimento da Estação Compartilhar ao longo de seus quatro anos. “O equipamento integra a estratégia de desenvolvimento territorial do Complexo de Suape ao alinhar qualificação profissional, inclusão produtiva e fortalecimento das comunidades do entorno à expansão sustentável do complexo”, pontua.
ESTRUTURA
A Estação Compartilhar dispõe de biblioteca com mais de mil livros, computadores com acesso gratuito à internet, sala multimídia, espaço infantil, cozinha-escola e área externa para atividades recreativas. O espaço funciona das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, com atividades de incentivo à leitura, ações comunitárias e realização de cursos para capacitação dos moradores da região.

Nenhum comentário: